Geral
Centro Acadêmico de Psicologia emite nota de repúdio à prefeitura de Maceió
A diretoria se posicionou contrária à escolha de palestrante em evento sobre prevenção ao suicídio
O Centro Acadêmico de Psicologia (Capsi) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), publicou nesta sexta-feira (13) uma nota de repúdio à Prefeitura de Maceió em sua página no Instagram.
O centro se posicionou contrário à escolha de uma Coach como uma palestrante do ciclo de palestras promovido pela Prefeitura, junto ao Parque Shopping.
Segundo o Capsi, é vergonhoso que em um importante mês de campanha à prevenção ao suicídio, a prefeitura não tenha escolhido um profissional de psicologia para a realização da palestra, gerando um sentimento de desrespeito na classe.
A nota solicita mais informações a respeito da ação e reitera a importância da realização do debate por profissionais responsáveis e capacitados para o cuidado com o outro.
Confira a nota abaixo:
Nós, Centro Acadêmico de Psicologia - gestão Carolina Maria de Jesus, como instância que representa as/os estudantes do curso de Psicologia - UFAL A.C. Simões, queremos expressar nosso repúdio ao ciclo de palestras promovido pela Prefeitura de Maceió, junto ao Parque Shopping, cuja convidada para falar sobre o tema é uma Coach.
É vergonhoso que, nesse importante mês de campanha pela prevenção do suicídio e pela valorização à vida, a Prefeitura de Maceió convide uma coach para palestrar sobre o referido tema. Nos sentimos desrespeitadas/os enquanto futuras/os profissionais de psicologia pela ação da Prefeitura e solicitamos maiores informações a respeito dessa ação. Reiteramos a importância de que esse debate seja feito tendo profissionais responsáveis e capacitados para o cuidado com o outro, sejam assistentes sociais, enfermeiras/os, médicos/as, pedagogas/os e, principalmente, psicólogas/os.
Setembro Amarelo é um convite para falarmos sobre o cuidado, a prevenção e promoção de saúde mental, atentarmo-nos aos sofrimentos por vezes invisibilizados, discutir dados epidemiológicos de uma sociedade racista, machista e LGBTfóbica. Desse modo, consideramos inadmissíveis espaços que resumam o cuidado e atenção em saúde mental ao aconselhamento motivacional promovido por um/a profissional sem formação ou atuação em saúde.
O evento:
Na última terça-feira (10), a Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) anunciou a realização de palestras sobre cuidados preventivos contra o suicídio, tendo a parceria do Parque Shopping, local da realização das palestras. Segundo a Semtabes, a palestra Mentalidade de Cura, seria proferida pela master coach Carol Fontan, o que gerou desagrado no Capsi.


