Geral
IMA notifica prefeitura de Maceió por degradação em orla da capital
Os entulhos das obras de contenção colapsadas têm causado transtornos aos usuários da região
As equipes de Gerenciamento Costeiro e de Monitoramento e Fiscalização do Instituto do Meio Ambiente (IMA) enviaram à Secretaria Municipal de Infraestrutura de Maceió notificação para que sejam tomadas providências com relação ao colapso das obras de contenção de erosão marinha na orla da capital.
O documento estabelece um prazo de 10 dias para que a administração municipal apresente um Plano de Recuperação da Área Degradada (Prad) para as praias da Pajuçara, Ponta Verde e Jatiuca, onde os entulhos têm atrapalhado, entre outras coisas, a circulação dos usuários. Especificamente os locais com erosão marinha e obras de contenção colapsadas.
No documento, os técnicos indicam que haja a substituição de obras antes utilizadas, tais como muros de arrimos, gabiões e enrocamentos, por intervenções ambientalmente mais viáveis “que dispersem a energia das ondas e gerem menor descaracterização da paisagem. Além de propiciar o acesso da população ao mar”.
Além da recuperação com técnicas mais adequadas, a notificação indica que o Prad deve prever também um plano de limpeza dos entulhos resultantes das obras colapsadas nos últimos meses.


