Geral

Os principais acontecimentos do primeiro semestre de 2019

Veja uma retrospectiva dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo

Por Assessoria 29/07/2019 16h04
Os principais acontecimentos do primeiro semestre de 2019

O ano de 2019 começou marcado por fatos políticos inéditos, catástrofes ambientais e inúmeros protestos de ativistas reivindicando um mundo melhor. Em meio às notícias destacaram-se também os grandes eventos do futebol e do entretenimento. Veja uma retrospectiva dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo neste primeiro semestre:

Janeiro / 2019

1º. de janeiro - Jair Bolsonaro, candidato de extrema-direita, inicia seu mandato de 4 anos como Presidente do Brasil.

7 de janeiro - Amazon ultrapassa a Microsoft para se tornar a empresa mais valiosa do mundo, pela primeira vez, no valor de US $ 797 bilhões.

10 de janeiro - Nicolas Maduro foi empossado para seu segundo mandato como presidente da Venezuela. O fato dá início a um grande conflito político e social na América-Latina. Posteriormente, o líder da oposição venezuelana, Juan Guaido, declara-se presidente interino em meio a protestos contra o regime de Maduro.

12 de janeiro - O presidente dos EUA, Donald Trump, anuncia a paralisação dos serviços do governo (“shutdown”) para pressionar o congresso norte-americano a liberar o investimento para construção do muro de fronteira com o México.


25 de janeiro - A barragem de Brumadinho se rompe provocando um dos maiores desastres ambientais e humanitários do Brasil. A tragédia deixou mais de 200 mortos e muitos desaparecidos.

Fevereiro / 2019

3 de fevereiro - O Papa Francisco chega a Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, para a primeira visita de um Pontífice à Península Arábica.

10 de fevereiro - O 61º Grammy Awards foi de Childish Gambino, que levou quatro prêmios com "This is America", inclusive dois dos principais, de Melhor Canção e Melhor Gravação. O melhor álbum do ano foi "Golden Hour", de Kacey Musgraves.

24 de fevereiro - A 91º edição do Oscar conferiu a estatueta de Melhor Filme a "Green Book"; Melhor Diretor a Alfonso Cuarón; Melhor Ator a Rami Malek e Melhor Atriz a Olivia Colman. O quadrinista da Marvel, Stan Lee, foi o grande homenageado “In Memorian” da noite.

Março / 2019

15 de março – Protestos por medidas efetivas para barrar as mudanças climáticas são realizadas por crianças em idade escolar em todo o mundo, inspiradas pela adolescente sueca Greta Thunberg.

16 de março - Os Coletes Amarelos (“Gilet Jaunes”, em francês) movimentam a França manifestando a insatisfação generalizada da população com o custo de vida, de um modo geral, e pedindo a destituição do presidente francês, Emmanuel Macron.

20 de março - A Walt Disney Company adquire a gigante do entretenimento 21st Century Fox, de Rupert Murdoch, por US $ 71 bilhões.

26 de março - A biografia de Michelle Obama, "Becoming - A minha história”, vende mais de 10 milhões de cópias, de acordo com sua editora, a Bertelsmann.

Abril / 2019

10 de abril – A primeira imagem de um buraco negro foi captada por telescópios do projeto The Event Horizon Telescope Collaboration. O buraco negro está no centro da enorme galáxia Messier 87, localizada no aglomerado vizinho de Virgem, a 5 milhões de anos-luz da Terra.

15 de abril – Acontece o grande incêndio na Catedral de Notre Dame, em Paris. A torre e o telhado foram destruídos, assim como o interior e alguns dos artefatos foram gravemente danificados.

30 de abril de 2019 - Pela primeira vez em mais de 200 anos, o Japão quebra a regra da Monarquia - o imperador Akihito abdicou do “Trono do Crisântemo” e foi sucedido por seu filho mais velho, Naruhito.

Maio / 2019

11 de maio – O sorteio da Mega-Sena do dia 11 de maio bate recorde e chega em prêmio de R$ 289 milhões. O concurso 2150 teve apenas um ganhador, que fez a aposta pela internet com as seguintes dezenas: 23 - 24 - 26 - 38 - 42- 49.

17 de maio – Taiwan é o primeiro país asiático a votar pela legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo. O projeto entrou em vigor em 24 de maio.

30 de maio - A África do Sul fez história depois que o presidente, Cyril Ramaphosa, nomeou seu ministério com 50% de mulheres.

Junho / 2019

1º. de junho - Final da Liga dos Campeões da UEFA 2018–19, o torneio de futebol de clubes mais importante da Europa teve como campeão o Liverpool, da Inglaterra.

6 de junho - 50º aniversário da Rebelião de Stonewall, uma série de manifestações de membros da comunidade LGBT contra as invasões da polícia de Nova York ao bar The Stonewall Inn. O movimento foi considerado um marco pelos direitos LGBT.

28 de junho – Pela primeira vez o Japão sedia a cúpula anual do G20, que reúne as maiores economias do mundo mais a União Europeia.

30 junho - O presidente Donald Trump desembarca na Coréia do Norte, marcando a primeira visita de um presidente em exercício dos Estados Unidos a pisar em solo coreano. Trump e Kim Jong-un se reuniram para discutir assuntos nucleares e comerciais.

Julho / 2019

17 julho - Senhor do narcotráfico mexicano Joaquín "El Chapo" Guzmán foi condenado a prisão perpétua por um tribunal de Nova York, depois de mais de 200 horas de julgamento.

7 de julho - Final da Copa do Mundo Feminina da FIFA no estádio Parc Olympique Lyonnais, em Lyon, na França. As norte-americanas venceram as holandesas por 2 a 0, conquistando o quarto título no torneio.

7 de julho – Final da Copa América, no Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro. O Brasil conquista seu nono título, derrotando o Peru por 3 a 1.

20 de julho – A chegada do homem à Lua completa 50 anos. Com a Missão Apollo 11, os astronautas americanos Neil Armstrong e Buzz Aldrin se tornaram os primeiros homens a pisar em solo lunar.