Geral

Consumo das famílias da capital alagoana avança 48,7% em janeiro, diz Fecomércio

Por Fecomércio AL 20/02/2019 13h01
Consumo das famílias da capital alagoana avança 48,7% em janeiro, diz Fecomércio

O Indicador de Consumo das Famílias de Maceió registrou aumento de 48,74% em janeiro, na comparação com janeiro do ano passado, atingindo 112 pontos, segundo dados do Instituto Fecomércio de Pesquisa, Estudo e Desenvolvimento do Estado de Alagoas divulgados nesta terça-feira (19). Na comparação com o mês anterior, no entanto, o indicador registrou alta de 0,17%. 

Para o economista da Fecomércio, Felippe Rocha, o desempenho de janeiro ante dezembro foi influenciado pelas promoções de queima de estoque do mês, que não motivaram o consumo. "Devemos levar em consideração que janeiro é um mês de pagamento de impostos, anuidades, matrículas, desmotivando o consumo", explica.

 

De acordo com o economista, compreender o crescimento de quase 49% no intervalo de um ano e a estagnação em relação a dezembro passa pela conjuntura econômica. "O índice de atividade econômica do Banco Central, o IBC-Br, aponta crescimento de 1,15% do país para este ano de 2019, mas o país encerrou 2018 gerando cerca de 529 mil postos de trabalho", justifica. 

"Em Alagoas, esse saldo foi de 82 postos de trabalho. Contudo, analisando-se os setores, o Comércio fechou o ano com 1.334 postos de trabalho e, o setor de Serviços, com 4.596 posto; dado extremamente positivo, já que são setores em que as condições de manutenção do posto são altas, favorecendo o consumo", explica Felippe Rocha.