Geral
Unit AL emite nota de esclarecimento após acusações de cooptação de alunos
Na semana passada alunos do Cesmac acusaram a Unit de cooptação de alunos nas dependências da instituição

Nos dias 5 e 6 de maio, aconteceu o vestibular Cesmac, e alguns alunos que lá estavam acusam o Centro Universitário Tiradentes, de realizar panfletagem na porta da institução Cesmac. Os mesmos alegam que os vestibulandos foram coagidos a pegarem panfletos da instituição rival.
Antonio Fernando, aluno da pós graduação em Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Direito Previdenciário, do Cesmac, alega que a Unit não respeita a ética e a decência entre instituições de ensino universitário, pede respeito pela instituição Cesmac e seus representantes. "O Cesmac não faz mercantilismo da educação, e sempre prezaram pelo ensino de qualidade, o que tem feito outras instituições, como a Unit, tentarem a todo custo cooptarem os alunos do Cesmac." conclui.
O aluno informou também que estão entrando com devida representação no Ministério Público de Alagoas, noticiando a cooptação aos vestibulandos.
Nota de esclarecimento em resposta a acusação
“O Centro Universitário Tiradentes – Unit possui um alto compromisso com o desenvolvimento da educação no Estado de Alagoas e ao longo da última década temos contribuído de forma ativa na construção de uma sociedade igualitária, justa e, acima de tudo, respeitosa.
Todas as campanhas produzidas são pensadas em proporcionar uma experiência diferente para a comunidade acadêmica, sempre primando pela ética, decência, integridade e cortesia. Em nossas ações externas procuramos conduzir os trabalhos de maneira equilibrada, de forma que ninguém se sinta constrangido ou coagido.
No que se refere ao fato noticiado, é importante destacar que a ação publicitária foi realizada em local público e não invadiu espaços privados da CESMAC, tampouco houve perturbação ou desconcentração dos vestibulandos. Tratava-se, apenas, de campanha publicitária referente ao vestibular da Unit, informando sobre os cursos e datas das provas àqueles interessados, ou seja, os vestibulandos.
Neste sentido, ressalta-se que não houve qualquer cooptação de alunos do CESMAC, até porque a ação de panfletagem não tinha como público alvo o corpo discente desta instituição de ensino superior, mas, tão somente, os candidatos.
A prática publicitária de panfletagem permite que pessoas sejam abordadas em calçadas e ambientes públicos, todavia, cada passante é livre para aceitar ou não os panfletos distribuídos. As vias públicas nas proximidades do Centro Universitário Tiradentes são alvos constantes desta prática mercadológica, por parte dos concorrentes desta instituição de ensino superior.
Sendo assim, esclarecemos a impossibilidade da campanha publicitária realizada no dia 05/05 ter sido objeto de práticas ardilosas de sedução/atração de estudantes de outra instituição de ensino, como equivocadamente narrado na matéria.”
