Geral
Semas participa de comemorações do Dia Internacional da Síndrome de Down

Ainda em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado no dia 21 de Março, a Coordenação do Direitos da Pessoa com Deficiência da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) em parceria com Associação Pestalozzi de Maceió realizou o evento “Amor Cromossômico”, em prol da visibilidade da pessoa com Síndrome de Down, nesta sexta-feira (6), no Centro Inclusivo Genilda Porto, no bairro do Farol.
Durante a ação, crianças e adolescentes com Síndrome de Down da Pestalozzi se apresentaram para seus responsáveis e colegas, com danças artísticas e curtiram bastante um momento de recreação, com Zumba e FitDance, oferecido pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Semelj). No final do evento, lanches foram distribuídos para os presentes.
Segundo a coordenadora dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Semas, Analina Calheiros, a ação havia sido pensada para um momento na orla, por causa das fortes chuvas que aconteceram na cidade, o evento teve que ser reprogramado para que a data não passasse em branco.
“Nós sabemos que a pessoa com Síndrome de Down não deve ser lembrada apenas é um dia, mas sim diariamente. Porém, como forma de visibilidade desta data tão importante, nós organizamos essa ação com o intuito de mostrar o potencial deles e de como são capazes de realizar o que quiserem. Eles fazem parte da sociedade como um todo”, disse a coordenadora.
O Dia Internacional da Síndrome de Down é comemorado anualmente em 21 de março. A data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da luta pelos direitos igualitários, o seu bem-estar e a inclusão das pessoas com Down na sociedade.
A Associação Pestalozzi é uma entidade que atende diariamente pessoas com deficiência, entre crianças, jovens, adultos e idosos e trabalha com serviços diários de educação, saúde, qualificação profissional, lazer e assistência social.
