Geral

Saúde leva ações da Luta Antimanicomial à Centenário

Por Ascom 15/05/2015 09h09
Saúde leva ações da Luta Antimanicomial à Centenário

A Coordenação de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), juntamente com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o Centro Universitário Cesmac e o Movimento da Luta Antimanicominal, realiza neste domingo (17), das 9h às 12h30, na Praça do Centenário, uma ação conjunta para relembrar o Dia da Luta Antimanicomial, 18 de maio, em todo o país. Durante toda a semana, haverá programação alusiva à data.

O Movimento da Luta Antimanicomial teve seu início marcado em 1987, em continuidade a ações de luta política na área da saúde pública no Brasil por parte de profissionais de saúde que contribuíram com a própria constituição do Sistema Único de Saúde (SUS). Naquele ano, a discussão sobre a possibilidade de intervenção social contra os tratamentos invasivos nos manicômios, ganhou relevância, permitindo o surgimento do movimento.

Desde então, a participação paritária de usuários dos serviços e seus familiares se tornou característica deste movimento. Em 1987, estabeleceu-se o lema do movimento: “Por uma sociedade sem manicômios”.

A atividade de domingo na Centenário, denominada “Tá Pintando Loucura na Praça”, conta com apresentação cultural com o Maracatu Mirim, capoeira e teatro, com participação dos oficineiros e de jovens e adultos atendidos pelas equipes do Consultório na Rua da SMS.

As atividades incluem feira solidária, dança terapia, práticas integrativas, alongamento, caminhada em volta da praça, o grande abraço e panfletagem. Às 12:30 os organizadores oferecerão um lanche, encerrando a programação por volta das 13h30.

Usuários dos Caps de Maceió devem participar do evento, acompanhados de instrutores, profissionais de saúdee oficineiros.

Programação

Na terça-feira, dia 19 de maio, acontecerá no auditório do Memorial à República, em Jaraguá, uma roda de conversa com o tema “A Luta Manicomial: o olhar do SUS”, que terá como mediador, o psicólogo da Rede HumanizaSUS na SMS, Luciano Bairros da Silva.  O evento acontecerá das 14 às 17h.

No dia 20 de maio, quarta-feira, tem o debate sobre IV Reforma Psiquiátrica em debate: interfaces entre Psicologia e Saúde Mental, no auditório do curso de Farmácia no Cesmac, na Rua Cônego Machado, com uma extensa programação.

Ainda no dia 20, das 15h30 às 17h terá uma Mesa Redonda mediada por Renata Guerda, vice-presidente regional da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO), Renata Guerda, e palestras de Laura Maravilha, professora titular do curso de Psicologia do Cesmac – Psicologia e Saúde Mental; Silvana Paula, psicóloga da Coordenação de Saúde Mental da SMS – A Saúde Mental no contexto escolar, e Carmem Rúbia, psicóloga e professora do curso de Psicologia do Cesmac – Psicanálise e Saúde Mental.

No mesmo dia, das 18h30 as 20h acontecerá uma Mesa Redonda, mediada pelo doutor em psicologia clínica e professor do mestrado do Cesmac, Everton Calado, com palestras dos psicólogos; Luciano Bairros – Saúde Mental e modelos de cogestão e participação social; Fred Alves – Saúde Mental e Fenomenologia, e Maurício Melo – Saúde Mental e Direitos Humanos. Essa atividade tem apoio do curso de Psicologia do Cesmac.

Finalmente, na sexta-feira, no Campus da Ufal, das 8h30 as 14h. Um carro de som veiculando mensagens e músicas sobre a Luta Antimanicomial; seguindo de atividades culturais na Tenda Cultural (dança, música e teatro) , encerrando com uma roda de conversa, com o tema Saúde Mental, Drogas e Direitos Humanos.