Geral

Plataforma online disponibiliza banco de dados sobre Alagoas

Por Assessoria 15/05/2015 08h08
Plataforma online disponibiliza banco de dados sobre Alagoas

Imagine ter acesso a todos os dados de um estado? Ter informações sobre quantas pessoas moram ali, poder acompanhar de perto as informações econômicas de cada município e de como esses moradores têm equilibrado suas despesas. Há três anos é possível conferir estes e outros dados de forma legal e sem dificuldades. E o melhor, todas as informações são auditadas e confiáveis.

Para ter acesso a este banco de dados, é preciso apenas de um acesso a internet e dois cliques. Digitar www.dados.al.gov.br e qual tema deseja pesquisar. O site pertence à Secretaria Estadual de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) e reúne pesquisas, relatórios e mapas sobre o estado de Alagoas e seus residentes.

Segundo o superintendente de Produção da Informação e do Conhecimento, Thiago Ávila, o portal é hoje o grande referencial de dados e informações oficiais do estado de Alagoas. "Acadêmicos, empresários, bancos, instituições de pesquisa e muitos outros têm no Alagoas em Dados e Informações uma fonte segura, com dados oficiais, no mesmo padrão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados são atualizados constantemente e a localização dos documentos é fácil", diz Ávila. E os números impressionam: são 3175 publicações que incluem mais de 600 planos de informações geoespaciais (como mapas, imagens de satélite e arquivos de geolocalização), 660 publicações socioeconômicas e 1915 de natureza estatística. No total, são mais de 1 milhão de informações que podem ser consultadas.

É por conta deste alto número de informação que o estudante de economia Felipe Simões faz uso constante do site. "Lá [no portal] eu encontro as informações mais atuais sobre a economia do estado. Todos os meses eles colocam dados novos do Produto Interno Bruto que auxiliam no desenvolvimento da minha pesquisa acadêmica", diz Simões que conheceu o Alagoas em Dados e Informações através de uma palestra da Sinc ocorrida na Universidade Federal de Alagoas.

A iniciativa é pioneira no país e tem servido de base para a implantação de outros portais, como os do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul. Nestes três anos de vida, o portal acumula prêmios e inovações. Finalista dos dois maiores prêmios de tecnologia aplicada à Gestão Pública no Brasil, o Prêmio de Excelência do Congresso de Informática e Inovação na Gestão Pública (Conip) e o Prêmio E-GOV, da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP TIC). Em 2014, foi o ganhador do prêmio TI & Governo.

Com acesso simplificado, o portal acumula cerca de 90 mil visitas e atende à premissa federal de promover a transparência nas práticas governamentais. Prática esta que faz parte do programa Parceria para Governo Aberto (Open Government Partnership – OGP), uma iniciativa internacional que pretende difundir e incentivar globalmente práticas governamentais como transparência orçamentária, acesso público à informação e participação social e que foi lançada em 2011, quando oito países - África do Sul, Brasil, Estados Unidos, Filipinas, Indonésia, México, Noruega e Reino Unido - assinaram a Declaração de Governo Aberto e apresentaram seus Planos de Ação. Atualmente, 65 países integram a Parceria.