Geral

Mês do Meio Ambiente terá início com a entrega do Troféu Alagoas Verde

Por IMA 15/05/2015 08h08
Mês do Meio Ambiente terá início com a entrega do Troféu Alagoas Verde

Trekking ecológico, entrega do Troféu Alagoas Verde, passeio ciclístico, coleta e análise de água da laguna Mundaú, cine ambiental e um barco-escola especial, estão entre as atividades que serão realizadas pelo Instituto do Meio Ambiente dentro do Mês do Meio Ambiente. A programação comemorativa ao Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de junho, esse ano terá início no próximo sábado, dia 16, quando é comemorado o aniversário do órgão, e segue até o dia 16 de junho.

No sábado, dia 16, as atividades serão iniciadas, às 18h, na Casa da Indústria. Além do aniversário de 27 anos, haverá a abertura oficial da programação do Mês do Meio Ambiente, com a entrega do Troféu Alagoas Verde. Em sua primeira edição, a premiação é um reconhecimento para as pessoas e empresas que se destacaram em ações que contribuem para a preservação ambiental, nas categorias: organização social, órgão público, turismo, indústria, serviços, comunicação, academia e máster.

Como esse ano a temática principal de trabalho é água, o prêmio máster será entregue a uma pessoa que tem se destacado com atividades que contribuem para a conservação e melhor utilização do bem fundamental para a biodiversidade.

Na segunda-feira, dia 18, será a vez da equipe do Laboratório de Estudos Ambientais realizar coletas de amostras na laguna Mundaú, dentro do trabalho de análise da qualidade da água. Os resultados serão apresentados no dia 29, durante um barco-escola especial. Entre os dias 18 e 28, haverá a realização do cine e jogos ambientais em sete municípios.

No dia 22 será a vez do Jardineto Botânico do IMA se transformar em uma galeria ao ar livre, para uma exposição de quadros, da jovem artista Olga Bastos, e uma mostra de orquídeas. No mesmo dia, será lançado o edital da primeira edição da revista técnico-científica do órgão. No dia 31 haverá jogos ambientais na praia da Pajuçara, dentro da programação montada pela Secretaria de estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, que também organiza um ciclo de palestras no dia 03 de junho.

Esporte
As atividades esportivas terão um destaque especial. No dia 30 acontece a primeira etapa do trekking ecológico, dentro de uma Área de Proteção Ambiental. Com limite de equipes participantes, as inscrições já estão abertas. Além da aventura, a corrida pretende chamar a atenção para a importância da população conhecer as Unidades de Conservação existentes em Alagoas, algumas delas fundamentais para a sobrevivências de diversas espécies e para o abastecimento de água de algumas cidades.

No dia 14 de junho será a vez do Passeio Ciclístico, um evento já tradicional em que a população pode se inscrever apenas com a doação de um quilo de alimento não perecível. Esse ano o percurso será da Praça poliesportiva do Pontal da Barra ao Posto 7, na Jatiuca, e qualquer pessoa pode participar.