Geral

Bombeiros treinam cães da raça labrador para resgate em Alagoas

Por Agência Alagoas 14/05/2015 09h09
Bombeiros treinam cães da raça labrador para resgate em Alagoas

Inteligência aguçada, bom faro, facilidade de aprendizado e o gosto por brincadeiras. Essas são algumas das características de cães da raça labrador; exemplares da raça estão em treinamento no Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) e ajudarão no socorro às vítimas de deslizamento, soterramento por escombros, busca de pessoas perdidas e de cadáveres.

Há pouco mais de um ano, o Corpo de Bombeiros investiu na formação de dois militares na área de Cinotecnia – aprendizado de técnicas para criação e treinamento de cães. A formação aconteceu no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, na cidade de Xanxerê, referência nacional no serviço com cães. Por Portaria nº 110/2015, o CBMAL instituiu o serviço de busca, resgate e salvamento com cães. 

O major Roberto Wanderley Júnior e o capitão Jorge Luiz Lopes foram designados para implementar o serviço de busca, resgate e salvamento com cães. De presente, Alagoas ganhou o primeiro cão da corporação catarinense, uma cadela, que atende pelo nome de Txuka e vem de uma linhagem de cães de resgate.

O segundo cão chegou logo depois, doado pelo major Roberto. O filhote Scooby, também da raça labrador, está em treinamento, junto a cadela Txuka. O responsável pelo adestramento dos cães para atuação em ocorrências é o capitão Jorge Luiz. Os cuidados dos militares com os “bombeirinhos de patas” englobam moradia adequada, alimentação, assistência, vacinas, além dos treinamentos e carinho.

“É um trabalho de paciência. Damos um passo de cada vez e não pulamos nenhuma fase do treinamento. Começamos da fase mais fácil para a mais difícil. O cão só pode passar de fase quando ele estiver executando com segurança os elementos da fase anterior”, explicou Jorge Luiz.

Os cães têm seis meses e devem atingir a maioridade em um ano, quando é provável estarem prontos para o serviço operacional.

Segundo o capitão, a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) tem a intenção de criar uma certificação nacional para os animais.
“A certificação é como uma prova. Ela garante que o cão está pronto para o trabalho. Para um cinotécnico, é a garantia e a satisfação de um trabalho bem feito”, destaca Jorge Luiz.

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas não possui ferramentas para localização de vítimas e corpos em óbito em escombros, deslizamentos e soterramentos.

Os cães são reconhecidos como uma ferramenta de trabalho sem igual porque conseguem localizar vítimas com precisão.

A corporação segue o exemplo de outros Estados do Brasil e também de Corpos de Bombeiro do mundo que utiliza cães no auxílio à vítimas e no socorro mais rápido.

“Buscamos melhorar o atendimento e prestar serviços de excelência à população alagoana. Os cães são ferramentas indispensáveis para o serviço operacional do Corpo de Bombeiros”, frisou o comandante geral da corporação, coronel Adriano Amaral.

O serviço com cães abrangerá todo o Estado de Alagoas com sede em Maceió. O canil será incluído no Quadro de Organização de funções do Corpo de Bombeiros.