Geral

Fornecimento de água em cidades do interior é reestabelecido pela Casal

Por Assessoria 13/05/2015 21h09
Fornecimento de água em cidades do interior é reestabelecido pela Casal

Após a suspensão do fornecimento de água em cidades no interior do estado, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), informou que a captação de água da Estação Salgado, em Delmiro Gouveia, Sertão de alagoano, foi reestabelecido na manhã desta quarta-feira, (13). A causa do problema se deu após  o aumento da mancha escura no Rio São Francisco ter se expandido.  
 
À época, a Casal suspendeu a distribuição de água potável nos municípios de Água Branca, Inhapi, Mata Grande e Canapi, no Sertão alagoano após a constatação do problema. Nas cidades de Delmiro Gouveia e Pariconha, a suspensão de água vinha acontecendo de forma parcial. Por possuírem sistemas de distribuição independentes, os municípios de Olho D'Água do Casado e Piranhas seguiam normalmente com a distribuição de água. 
 
O abastecimento de água em Delmiro Gouveia foi reestabelecido completamente nesta quarta-feira. A partir da próxima quinta-feira, (14), os outros municípios afetados voltarão a ter o seu processo de abastecimento normalizado gradativamente.
 
Mesmo com a captação reestabelecida, a Casal afirma que a qualquer momento ela pode ser suspensa, caso a mancha escura torne a se expandir ao longo do Velho Chico.

O problema
 
Na primeira vez em que a mancha apareceu, um dos fatores que ocasionaram o problema, foi a liberação de uma grande quantidade de algas no leito do rio após as comportas do reservatório da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), em Paulo Afonso (BA), terem sido abertas.  À época, a Chesf foi multada em R$ 650 mil.
 
O Comitê suspeitava que desta vez um dos fatores que pode ter contribuído para o reaparecimento da mancha foi a diminuição da vazão do rio. O nível passou de 1.000 para 1.500m³/s.