Geral

Fornecedores da Sesau fecham avenida em protesto no Jaraguá

Por G1 AL 12/05/2015 14h02
Fornecedores da Sesau fecham avenida em protesto no Jaraguá
Empresários queimaram pneus em frente a sede da Sesau, em Jaraguá (Foto: Pedro Mesquita/G1)

A Avenida da Paz, no bairro de Jaraguá, em Maceió, foi bloqueada nesta terça-feira (12) por fornecedores da secretaria de Estado da Saúde (Sesau) que cobram pagamentos atrasados. Eles utilizaram pneus em chamas para impedir a passagem de veículos. 

 “Estamos tento muita dificuldade para manter a empresa aberta. O fornecimento de algumas parou desde janeiro e pacientes estão sofrendo com essa situação”, reclamou a microempresária Karina Gonzalez. Ela complementa que aproximadamente seis empresas já fecharam as portas por falta de pagamento. 

"Sabemos que o repasse está sendo feito, porque é um dinheiro do SUS, mas eles estão sem receber”, comentou.

Em nota, a Sesau explicou que as dívidas pertencem aos contratos da gestão anterior, mas que serão pagas. Informou, ainda, que o governo está em negociação com os fornecedores.
Segundo a secretaria, os pagamentos pertencentes aos contratos do governo atual, a partir de 1° de janeiro, estão sendo cumpridos dentro do prazo. 

Karina Gonzalez, no entanto, contesta a posição da secretaria. "Nós desafiamos a secretária de saúde a comprovar que os pagamentos estão sendo efetuados e que o fornecimento não foi interrompido por causa disso, principalmente para os pacientes judiciais", disse.

Os fornecedores haviam feito uma mobilização semelhante na segunda-feira (11). Eles alegam que estão de 8 a 12 meses sem receber pelos serviços prestados a Sesau.

A assessoria de comunicação da secretaria comunicou que será preciso estabelecer uma auditoria para dizer em qual prazo esse pagamento será feito.