Geral

Adote um amigo: CCZ lança segunda fase do Projeto

Por Agência Alagoas 12/05/2015 11h11
Adote um amigo: CCZ lança segunda fase do Projeto
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Devido ao grande sucesso da primeira fase da campanha de adoção de cães e gatos, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) lança agora a segunda fase do Projeto Adote um amigo, uma iniciativa realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom).

De acordo com Lidyane Kristine da Silva, médica veterinária do CCZ, após a campanha nas redes sociais, a procura pelos animais e o fluxo de pessoas interessadas aumentaram consideravelmente. “Na primeira fase da campanha foram adotados nove animais, em alguns casos, mais de um animal por pessoa. Esperamos agora alcançar o mesmo sucesso e que mais animais possam encontrar o carinho de um lar”, pontuou.


Para dar visibilidade à ação do CCZ e incentivar a posse responsável de animais, a Prefeitura de Maceió publicou nessa segunda-feira (11), em sua página do Facebook, 32 fotos de animais aptos – após avaliação médico-veterinária – para adoção.

Nas redes sociais, os animais são identificados como macho ou fêmea pela cor dos laços em volta do pescoço. Segundo Jéssica Bezerra, coordenadora das Ações de Controle da Raiva do CCZ, os animais disponíveis para adoção foram abandonados na porta do CCZ ou entregues por terceiros que não queriam vê-los passar por situações de maus tratos. “Buscamos na posse responsável uma alternativa para os animais sadios, proporcionando o carinho e a qualidade de vida que eles merecem”, afirmou.

Como o projeto ganhou grande simpatia e adesão dos internautas e ajudou a dar visibilidade aos pets, a cada 15 dias, novos animais para adoção serão mostrados via internet, dando continuidade ao projeto até dezembro. Os animais disponibilizados para adoção, além da vacinação com o médico veterinário, são vacinados contra a raiva e castrados. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3315-5456.

O que é necessário para adotar?

Para levar o animal para casa, os interessados devem procurar o CCZ (localizado no Loteamento Palmares, Qd.03, s/n. Cidade Universitária), munidos de comprovante de residência atualizado e de RG ou outro documento com foto. É necessário ser maior de 18 anos e assinar o termo de posse responsável, que estabelece as regras da adoção com base na legislação vigente, em especial a Lei Municipal 5.318/2003, comprometendo-se a cuidar do animal de forma adequada.