Geral

Uneal aprova adesão ao Sisu para ingresso de novos alunos

Processo vestibular tradicional deixa de existir na instituição a partir de 2016

Por Assessoria 12/05/2015 09h09
Uneal aprova adesão ao Sisu para ingresso de novos alunos
Foto: divulgação

Os membros do Conselho Superior da Universidade Estadual de Alagoas (Consu/Uneal) aprovaram, nesta segunda-feira (11), por unanimidade, a adesão ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), esquema informatizado do Ministério da Educação, que viabilizará o ingresso dos novos estudantes na instituição por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Com a decisão, fica encerrada a admissão de graduandos por meio do vestibular tradicional. Portanto, já no Enem deste ano, sejam selecionados os ingressantes da Uneal para 2016.

Além de extinguir o processo seletivo utilizado até 2015, com a participação no Sisu, a Uneal terá acesso ao Programa Nacional de Assistência Estudantil para as Instituições de Educação Superior Públicas Estaduais (PNAEST), que disponibiliza recursos para serem investidos na área. A previsão é de que a Uneal receba mais de R$ 1,5 milhão, ainda em 2016, recursos a serem transformados em políticas de auxílio aos estudantes da Universidade em 2017.

O reitor da Uneal, professor Jairo Campos da Costa, explicou que o governo federal vem colocando para as universidades estaduais o desafio de abraçar o Enem como forma do ingresso. “A Uneal depois de um bom tempo ficou observando esse procedimento em outras Universidades dos Estados do Brasil e amadurecendo os prós e os contras. Somos umas das poucas universidades estaduais do Brasil que ainda não havíamos aderido”, explicou.

De acordo com o chefe de gabinete, professor Odilon Máximo, a decisão foi importante para a instituição e poderá ser definitiva se tudo ocorrer dentro dos conformes.

“Acredito que, além de garantir as vagas, a Uneal precisa também garantir a permanência dos seus estudantes. A adesão ao Enem será benéfica principalmente para nossos alunos que terão mais estrutura, mais condições para estudo, alimentação e diversas outros benefícios, a exemplo do que já vem acontecendo nas universidades que já aderiram ao Sisu”, explicou Odilon Máximo.
O estudo feito pelo chefe de gabinete da Reitoria apontou que na Universidade Estadual do Piauí, por exemplo, investiu na aquisição de dois ônibus, sendo um do tipo Executivo. “Existe, ainda, a possibilidade de fornecimento de refeições, inclusão digital, atendimentos a estudantes com necessidades especiais, apoio a atividades acadêmicas, cientificas e culturais”, pontuou.

A adesão formal da Universidade Estadual de Alagoas ao Sisu acontecerá nesta quarta-feira, dia 13, após a assinatura dos termos e contratos.

Sobre o Sisu
O processo seletivo do Sisu é realizado duas vezes ao ano, sempre no início do semestre letivo. A inscrição é gratuita, em uma única etapa e é feita pela internet.

A cada edição, as instituições públicas de ensino superior que optam por participar do Sisu ofertam vagas em seus cursos. Ao final do período de inscrições, são selecionados os candidatos mais bem classificados dentro do número de vagas ofertadas.