Geral

Moradores de rua ganham central de atendimento

Por Assessoria 22/04/2015 16h04

A população em situação de rua em Maceió terá um novo espaço para atendimento especializado da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Nova sede do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, o Centro Pop, vai ser inaugurada nesta quinta-feira (23), às 9h  no bairro do Jaraguá.

O serviço ofertado no Centro Pop é voltado especificamente para o atendimento especializado à população que utiliza as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência. O equipamento social tem como finalidade assegurar atendimento e atividades direcionadas para o desenvolvimento de relações sociais e habilidades pessoais, com o intuito de fortalecer vínculos interpessoais ou familiares que oportunizem a construção de novos projetos de vida.

No Centro Pop é ofertado serviço de atendimento voltado à análise das fragilidades dos usuários, acompanhamento individual e grupal e encaminhamentos à rede socioassistencial e das demais políticas públicas, tendo em vista a inclusão em uma rede de proteção.
No espaço, a população em situação de rua contará com estrutura de apoio de banheiro – com espaço para banho e higiene pessoal -, lavanderia, refeitório, atendimento psicológico e socioassitencial e área de convivência.

O atendimento será realizado pela equipe técnica – formada por assistentes sociais, psicólogos e pedagogos -, além dos educadores sociais, de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.

Telefone

Ainda no espaço estará funcionando o atendimento do número 0800 284 8048, que é o principal canal por onde o maceioense pode contribuir, de maneira direta, com o encaminhamento de pessoas em situação de rua para serviços oferecidos pelo poder público.

Através do 0800 284 8048, qualquer cidadão pode repassar informações sobre famílias ou pessoas isoladas em situação de vulnerabilidade social nas vias da capital e acionar as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social, que estão preparadas para atender toda a demanda que vem da chamada “busca ativa”.

A contribuição com o trabalho da Assistência Social pode ser dada por qualquer pessoa através do telefone, de segunda à sexta-feira das 8h às 17h.