Geral

Trilha Tiradentes é opção de lazer no feriado

Por Ascom - Sempma 20/04/2015 10h10

A Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) abre as portas do Parque Municipal de Maceió nesta terça-feira (21), feriado nacional de Tiradentes. A ação “Vem Pro Parque” vai acontecer às 9 horas da manhã com uma grande caminhada pelas trilhas da reserva ecológica, a Trilha Tiradentes.

Após um período com atividades suspensas para manutenção, o parque reabre para o uso das trilhas e convívio socioambiental. De acordo com David Maia, gestor da Sempma, a secretaria zela pelo uso consciente da reserva de Mata Atlântica para despertar no maceioense um sentimento de pertencimento: “Assim como as nossas praias espetaculares, temos em Maceió um local de contemplação da natureza”, comentou David.

As grandes trilhas acontecem uma vez a cada mês e levam ao parque centenas de famílias para desfrutarem do que há de mais belo no lugar. As fontes de água cristalinas brotam de bancos de areia ou das rochas, em algumas delas, o visitante pode até tomar a água fresca. Os animais são uma surpresa à parte, a qualquer momento, quem for visitar a Unidade de Conservação, pode se deparar com saguis, preguiças, jacarés-de-papo-amarelo, tartarugas de barbicha, frangos d’água, uma diversidade de cobras, lagartos, insetos, pássaros, além das árvores e flores do parque.

Fábio Palmeira, coordenador do Parque Municipal diz que irá continuar com as ações das trilhas ecológicas que deram certo nas últimas edições. “A ideia é fazermos uma trilha por mês, o sucesso das edições anteriores e o número de pedidos tem sido constante. Participar de uma trilha no parque é contemplar a natureza respirando ar puro e fugindo da rotina estressante”, disse o coordenador.

Guias e biólogos darão total assistência aos visitantes, esclarecendo dúvidas e instruindo sobre as curiosidades do parque. O coordenador orienta ainda que para participar da trilha, é necessário utilizar roupas leves, protetor solar e repelente. A ingestão de líquido é fundamental, e o visitante não pode esquecer de levar água e frutas.