Geral

Após substituição de frota, motoristas param atividades em Rio Largo

Por Da Redação 10/04/2015 13h01
Após substituição de frota, motoristas param atividades em Rio Largo
Os novos ônibus contam com acessibilidade (Foto: Karina Dantas/G1)

Funcionários da empresa Tropical, que faz a linha Maceió e Rio Largo, paralisaram os serviços nesta sexta-feira (10), em protesto porque temem a demissão de 200 empregados. A Tropical, que vem enfrentando uma crise, teve seu último dia de funcionamento hoje, e será substituída, a partir de amanhã, pela empresa Veleiro. 

Com a substituição, a assessoria de comunicação da  Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal) informou ao G1 que o contrato estabelecido entre a Veleiro e o órgão  assegura o reaproveitamento dos funcionários da Tropical para a nova linha, no entanto, os trabalhadores ainda não foram demitidos pela antiga.

Apesar disso, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviários no Estado de Alagoas (Sinttro/AL), Écio Ângelo, disse que a Veleiro contratou 120 novos funcionários.

"A Arsal como gestora cometeu um grande equívoco. Ela não abriu licitação e simplesmente escolheu uma empresa. Deixou os trabalhadores da Tropical com as mãos cruzadas, porque temos direitos trabalhistas e a Tropical está em crise", disse o sindicalista, ao confirmar que a Tropical ainda não demitiu os funcionários.

A Arsal informou que foi realizada uma consulta emergencial oferencendo a operação das linhas para as empresas de transporte público, no entanto, somente a Veleiro mostrou interesse e condições para ocupar a frota.  Devido a emergência, o órgão afima que a solicitação não foi concedida porque o problema precisava ser solucionado rapidamente mediante decisão judicial. 

"Queremos chamar a atenção da população e das autoridades. São mais de 200 pais de famílias a ver navio. Está tudo errado porque era para ter licitação. A Veleiro não reaproveitou os trabalhadores para não pagar direitos trabalhistas e com medo que os trabalhadores coloquem a empresa na justiça futuramente ", relatou o presidente do sindicato.

Os motoristas saíram em protesto nos ônibus do terminal de Rio Largo, em direção ao bairro do Trapiche, em Maceió. Mais de 30 ônibus seguem na mobilização.

Com a paralisação, as linhas Aeroporto/Ponta Verde; Aeroporto/ Maceió via Terminal Rodoviário; Maceió/Rio Largo via Gustavo Paiva; Maceió/Rio Largo via Mata do Rolo e Maceió/Cruzeiro do Sul ficam sem atender aos usuários.

A substituição foi protocolada devido as reclamações dos próprios passageiros e recomendação do Ministério Público Estadual, ao considerarem que a empresa não fornecia acessibilidade, além de ônibus com duração superior a 10 anos. Uma vistoria foi realizada pela Arsal, que suspendeu a atividade da empresa.