Esportes
George Russell lidera primeiro treino da F1 no novo circuito de Madri
Russell marcou 1min34s077 e ficou à frente de Kimi Antonelli e Charles Leclerc
A Mercedes começou na frente o fim de semana do Grande Prêmio da Espanha de Fórmula 1. George Russell foi o mais rápido no primeiro treino livre realizado nesta sexta-feira (11), em Madri, com Kimi Antonelli na segunda colocação e Charles Leclerc, da Ferrari, em terceiro.
O primeiro treino da Fórmula 1 no novo circuito de Madri marcou o reconhecimento dos pilotos ao traçado, que entrou no calendário da categoria cercado de expectativas. Russell registrou 1min34s077 em sua melhor volta no Madring, construído nos arredores do centro de exposições IFEMA, próximo ao aeroporto de Barajas.
Antonelli, de 20 anos e líder do campeonato, ficou 0s286 atrás do companheiro de Mercedes. Os dois utilizaram pneus macios e terminaram a sessão nas primeiras posições.
A Ferrari apareceu logo atrás, com Charles Leclerc em terceiro e Lewis Hamilton em quarto. Max Verstappen, da Red Bull, foi o quinto, seguido por Lando Norris, da McLaren, atual campeão mundial.
Único brasileiro no grid, Gabriel Bortoleto terminou o treino na 11ª posição. O piloto da Audi utilizou pneus duros e macios durante a atividade e começou os testes com foco no ritmo de corrida para o restante do fim de semana.
O top 10 foi completado por Arvid Lindblad, da Racing Bulls, em sétimo; Oscar Piastri, da McLaren, em oitavo; Nico Hulkenberg, da Audi, em nono; e Liam Lawson, da Red Bull, em décimo. Lawson substitui Isack Hadjar, que está lesionado, pela terceira corrida consecutiva.
Piastri chegou a reclamar pelo rádio sobre um problema dentro do cockpit, afirmando que suas pernas estavam entrando em contato com alguma estrutura.
Apesar de a sessão ter transcorrido sem grandes interrupções, alguns pilotos tiveram dificuldades em determinados pontos do circuito. Charles Leclerc e Lewis Hamilton passaram reto em uma das curvas e chegaram perto do muro. Sergio Pérez, da Cadillac, também teve um momento semelhante.
Fernando Alonso, da Aston Martin, tocou no muro durante a atividade. Carlos Sainz, outro espanhol no grid, terminou apenas em 17º com a Williams, em um fim de semana disputado em sua cidade natal.
Os bloqueios entre pilotos também chamaram atenção. Competidores reclamaram pelo rádio de rivais que estariam atrapalhando suas voltas rápidas. Nico Hulkenberg se irritou após Hamilton não facilitar sua passagem na última curva.
“Isso é simplesmente desagradável”, exclamou o alemão.
Lindblad também reclamou de Hamilton e Antonelli e chamou os dois de “estúpidos” após acusá-los de atrapalhá-lo na curva 12, conhecida como “La Monumental”.
A atividade da Fórmula 1 ocorreu depois de um treino da Fórmula 2 ser interrompido por um acidente com fogo. Na sessão da principal categoria, porém, não houve incidentes graves.
CLASSIFICAÇÃO DO PRIMEIRO TREINO LIVRE
George Russell (Mercedes) – 1m34s077
Kimi Antonelli (Mercedes) – +0.286
Charles Leclerc (Ferrari) – +0.459
Lewis Hamilton (Ferrari) – +0.543
Max Verstappen (Red Bull) – +0.626
Lando Norris (McLaren) – +0.870
Arvid Lindblad (Racing Bulls) – +0.956
Oscar Piastri (McLaren) – +1.071
Nico Hulkenberg (Audi) – +1.452
Liam Lawson (Red Bull) – +1.462
Gabriel Bortoleto (Audi) – +1.575
Pierre Gasly (Alpine) – +1.680
Esteban Ocon (Haas) – +1.757
Franco Colapinto (Alpine) – +1.856
Fernando Alonso (Aston Martin) – +2.396
Oliver Bearman (Haas) – +2.776
Carlos Sainz (Williams) – +2.793
Yuki Tsunoda (Racing Bulls) – +2.862
Lance Stroll (Aston Martin) – +3.177
Alexander Albon (Williams) – +3.514
Sergio Pérez (Cadillac) – +4.073
Valtteri Bottas (Cadillac) – +4.741
