Esportes
Brasil estreia com derrota no qualificatório para o Pré-Olímpico de basquete
A equipe volta à quadra nesta terça-feira (18), às 23h30 (horário de Brasília), para enfrentar a Nova Zelândia
A seleção brasileira feminina de basquete não começou bem sua trajetória no torneio qualificatório para o Pré-Olímpico da modalidade. Nesta segunda-feira (17), o Brasil foi superado pelo Sudão do Sul por 63 a 61, na primeira rodada do Grupo A, em partida realizada em Guadalajara, no México.
A equipe volta à quadra nesta terça-feira (18), às 23h30 (horário de Brasília), para enfrentar a Nova Zelândia. O último compromisso na fase de grupos será na quinta-feira (20), às 15h, em clássico sul-americano contra a Argentina. Todos os jogos contam com transmissão ao vivo pelo canal da Federação Internacional de Basquete (Fiba) no YouTube.
O resultado foi influenciado por um início ruim do Brasil, que permitiu ao Sudão do Sul abrir 12 pontos de vantagem logo no primeiro quarto. As brasileiras reagiram ao longo da partida e chegaram a assumir a liderança no placar durante o último período, quando as equipes passaram a se alternar na dianteira.
O equilíbrio foi mantido até o fim do tempo regulamentar, com as equipes empatando em 56 pontos. Na prorrogação, uma falta cometida sobre Moira Joiner a 21 segundos do fim acabou sendo decisiva: a armadora converteu os lances livres e garantiu a vitória do Sudão do Sul. O Brasil ainda tentou reagir, mas não conseguiu empatar.
Pelo lado brasileiro, o destaque foi Aaliyah Guyton. A armadora de 20 anos anotou 20 pontos, pegou três rebotes e distribuiu duas assistências. Ela é filha de Adrianinha, ex-jogadora e medalhista de bronze pelo Brasil nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2020.
Formato da competição
Os dois primeiros colocados do Grupo A avançam para as semifinais, onde enfrentarão os classificados do Grupo B, composto por Canadá, México, Filipinas e Senegal. O campeão do torneio garante vaga no Pré-Olímpico, que será disputado em fevereiro de 2028 e definirá dez dos doze participantes da modalidade nos Jogos de Los Angeles, nos Estados Unidos.
As demais seleções terão de buscar a vaga nos torneios continentais. Para o Brasil, caso o título não venha no México, será necessário ficar entre as quatro melhores da Copa América, marcada para ocorrer entre 3 e 11 de julho do próximo ano, em El Salvador.
