Esportes
Copa do Mundo zera cartões após fase de grupos e quartas de final
Regulamento do Mundial prevê a anulação dos cartões amarelos em momentos específicos da competição, mas jogadores pendurados ainda podem virar desfalque na próxima fase.
Com o início da última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo, cresce a atenção em torno da situação disciplinar das seleções. No caso do Brasil, três atletas estão pendurados e podem desfalcar a equipe na próxima fase caso recebam novo cartão amarelo.
À medida que o Mundial se aproxima do mata-mata, uma dúvida recorrente entre torcedores volta à tona: os cartões amarelos são zerados durante a competição? Nesta edição da Copa do Mundo, a resposta é positiva.
De acordo com o regulamento, os cartões acumulados serão anulados em dois momentos distintos: ao término da fase de grupos e após a disputa das quartas de final. A medida busca evitar que jogadores importantes fiquem fora das fases decisivas por advertências recebidas em etapas anteriores do torneio.
Apesar da regra, os atletas que receberem o segundo cartão amarelo na terceira rodada da fase de grupos estarão automaticamente suspensos para a fase seguinte, conhecida como fase de 16 avos de final.
A seleção brasileira chega à rodada decisiva do Grupo C com três jogadores em situação de alerta: Ibañez, Casemiro e Douglas Santos.
Os dois primeiros foram advertidos na estreia diante de Marrocos, enquanto Douglas Santos recebeu cartão amarelo na vitória sobre Haiti, disputada na última sexta-feira (19).
Caso qualquer um deles seja novamente advertido na próxima partida, ficará de fora do primeiro compromisso eliminatório da equipe brasileira.
Com a proximidade das fases decisivas, o controle disciplinar passa a ter papel estratégico para as seleções, que precisam equilibrar intensidade em campo e evitar suspensões que possam comprometer o desempenho no mata-mata.


