Esportes

Presidente da Fifa reage a racismo contra Vini Jr. e cobra punições

Infantino afirmou que não há espaço para discriminação no esporte e elogiou árbitro''

Por Redação 18/02/2026 16h04
Presidente da Fifa reage a racismo contra Vini Jr. e cobra punições
Presidente da Fifa reage a racismo contra Vini Jr. e cobra punições - Foto: Reprodução/FIFA

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, se pronunciou após o caso de racismo contra Vinícius Júnior durante Benfica x Real Madrid, pelos playoffs da Champions League, no Estádio da Luz, em Lisboa.

O episódio ocorreu após o gol da vitória do atacante brasileiro. Vini discutiu com Otamendi e Prestianni e denunciou ao árbitro François Letexier, que acionou o protocolo antirracismo da Uefa.

Em nota oficial, Infantino declarou: “Fiquei chocado e entristecido ao ver o incidente de suposto racismo contra Vinícius Júnior. Não existe absolutamente nenhum espaço para o racismo no nosso esporte e na sociedade — precisamos que todas as partes interessadas tomem providências e responsabilizem os culpados.”

O dirigente também elogiou a arbitragem: “Eu enalteço o juiz François Letexier por ativar o protocolo antirracismo ao usar o gesto dos braços para interromper o jogo e gerenciar a situação.”

Por fim, reforçou apoio às vítimas: “A Fifa e o futebol demonstram total solidariedade às vítimas de racismo e de qualquer forma de discriminação. Continuarei sempre a reiterar: não ao racismo, não a qualquer forma de discriminação.”