Esportes

Amor pelo Flamengo une torcedores em tratamento contra leucemia em Maceió

Hospital promoveu ação especial para os dois pacientes

Por Redação com Assesssoria 12/02/2026 17h05 - Atualizado em 12/02/2026 18h06
Amor pelo Flamengo une torcedores em tratamento contra leucemia em Maceió
Os dois torcedores dividem a mesma enfermaria e foram surpreendidos pela ação - Foto: Reprodução

É fato que o futebol é uma paixão nacional capaz de transformar realidades. Foi justamente por meio desse amor comum pelo Flamengo que nasceu a amizade entre Paulo Chagas e Telmo Lima, pacientes em tratamento no Hospital Maceió. Internados na mesma enfermaria, os dois dividiram não apenas o espaço, mas também a rotina, a esperança e o interesse pelo esporte. Após semanas compartilhando o dia a dia no hospital, foram surpreendidos por uma ação especial da Hapvida e do time do coração deles.

Homens de trajetória produtiva e histórias distintas, Paulo e Telmo receberam o diagnóstico de leucemia e lutam contra a doença. Coincidentemente, passaram a ocupar a mesma enfermaria, onde enfrentam os desafios do tratamento e encontraram no futebol um refúgio emocional. Foi dessa cumplicidade que surgiu a ideia da entrega de camisas oficiais do clube, personalizadas com os seus respectivos nomes, um gesto simbólico da maior empresa de saúde da América Latina, que materializa a amizade construída entre eles.

A iniciativa nasceu através do psicólogo do Hospital Maceió, Davison Tavares, que, durante as visitas, percebeu que o futebol era o principal elo entre os dois. “Nas conversas, notei que, sempre que falávamos do Flamengo, o semblante deles mudava. A entrega da camisa foi simbólica. Sempre que olharem para ela, vão lembrar dessa luta compartilhada, um fortalecendo o outro e renovando a esperança”, destacou o profissional.

A ação foi além das camisas personalizadas, com a decoração da enfermaria com as cores do time e lanche com apresentação temática. “Queremos que eles se sintam acolhidos e lembrados não apenas como pacientes, mas como pessoas com histórias, paixões e sonhos”, completou Davison, responsável por idealizar a iniciativa dentro da unidade.

Para Cidéria Costa, vice-presidente de Operações da Hapvida, ações como essa reforçam que o cuidado oferecido nas unidades vai além dos procedimentos clínicos. “Nosso compromisso é com a assistência integral. Isso significa olhar para o paciente de forma humanizada, entendendo suas emoções, vínculos e necessidades que ultrapassam o tratamento médico”, afirmou.

Segundo ela, foi justamente esse olhar atento da equipe multidisciplinar que possibilitou transformar uma paixão compartilhada em instrumento de leveza e esperança. “Quando um profissional percebe uma oportunidade de levar conforto e significado para o paciente e sua família, estamos cumprindo nossa missão de cuidar de verdade”, pontuou.

“Acolher também é entender as histórias e paixões dos nossos clientes. A parceria com o Flamengo nos permite transformar essa paixão pelo futebol em gestos concretos de carinho, cuidado e esperança, reforçando a essência da nossa marca e aproximando ainda mais a saúde do que realmente importa para as pessoas.”, reforça Monique Alencar, Diretora de Marketing da Hapvida.