Esportes
Veja as convocadas da seleção feminina para amistosos
Técnico Arthur Elias anunciou convocação nesta quinta (12)
O técnico Arthur Elias anunciou, nesta quinta-feira (12), a convocação da seleção brasileira feminina para os primeiros amistosos do ano, parte da preparação para a Copa do Mundo de 2027, que acontecerá no Brasil. Entre as 26 atletas chamadas para enfrentar Costa Rica, Venezuela e México, destaca-se a estreia da catarinense Maiara Carolina Niehues, do Angel City (EUA), que recebe sua primeira oportunidade na equipe principal aos 21 anos.
Seis jogadoras retornam à seleção para estes compromissos fora de casa, marcados para 27 de fevereiro (Costa Rica), 4 de março (Venezuela) e 7 de março (México). Entre elas está a meio-campista Luana, que superou um câncer no sistema linfático (Linfoma de Hodgkin) e voltou a atuar pelo Orlando Pride (EUA) em setembro, após um ano e quatro meses de tratamento. Também voltam ao grupo Tamires, Gi Fernandes, Adriana, Jheniffer e Jaque.
“Vivemos momentos diferentes em cada liga e país nesta temporada, então a prioridade foi convocar jogadoras que já atuaram ou estão iniciando as competições, que completaram a pré-temporada e que consideramos mais bem preparadas”, explicou Arthur Elias durante coletiva na sede da CBF, no Rio de Janeiro.
Após quase dois anos afastada da Amarelinha, Luana volta à lista de Arthur Elias para os últimos amistosos antes do Fifa Series, em abril, torneio que reunirá ainda Canadá, Zâmbia e Coreia do Sul.
“O retorno da Luana é para trazê-la para perto da seleção. É uma jogadora com características únicas em relação às meio-campistas que temos utilizado. Muito experiente, já trabalhei com ela por muitos anos e sei que pode se encaixar facilmente no nosso estilo de jogo”, destacou o treinador.
A lateral-esquerda Tamires, de 38 anos, também volta a vestir a camisa do Brasil, após se destacar pelo Corinthians no Mundial de Clubes Feminino, realizado em janeiro. Ela não era convocada desde a conquista da prata olímpica em Paris 2024.
“Sabemos que, pela idade, muitos questionam como as jogadoras chegarão à Copa do Mundo, mas vimos o desempenho da Gabi Zanotti e da própria Tamires no início do ano. Tamires tem muita experiência, participou de competições recentemente e, neste momento, não vejo outras laterais melhores do que ela. É um retorno merecido e a seleção está aberta a todas, independentemente da idade”, concluiu Elias.
Antes da coletiva, a diretora de seleções femininas, Cris Gambare, anunciou que o Brasil fará um amistoso contra os Estados Unidos, em solo brasileiro, entre os dias 1º e 9 de junho (Data Fifa), com local ainda a ser definido.
Amistosos
Brasil x Costa Rica – 27 de fevereiro – Estádio Alejandro Morera Soto, em Alajuela – 22h
Brasil x Venezuela – 4 de março – Centro de Treinamento da Federação Mexicana de Futebol, em Toluca – 18h
Brasil x México – 7 de março – Estádio Ciudad de los Deportes, na Cidade do México – 20h
Convocadas
Goleiras
Lelê – Corinthians
Thaís – Benfica (POR)
Cláudia – Cruzeiro
Defensoras
Tarciane – Lyon (FRA)
Mariza – Tigres (MEX)
Thaís Ferreira – Corinthians
Lauren – Atlético de Madrid (ESP)
Yasmim – Real Madrid (ESP)
Fê Palermo – Palmeiras
Tamires – Corinthians
Gi Fernandes – Corinthians
Bela – PSG (FRA)
Meio-campistas
Duda Sampaio – Corinthians
Ana Vitória – Corinthians
Maiara – Angel City (EUA)
Brena – Palmeiras
Luana – Orlando Pride (EUA)
Atacantes
Kerolin – Manchester City (ING)
Bia Zaneratto – Palmeiras
Tainá Maranhão – Palmeiras
Gabi Zanotti – Corinthians
Jheniffer – Tigres (MEX)
Luany – Atlético de Madrid (ESP)
Jaque – Corinthians
Adriana – Al-Qadsiah (SAU)


