Esportes
Alagoano 2026 terá novas regras para torcedores
Reconhecimento facial, revista dupla e restrições marcam TAC firmado pelo Ministério Público
A pouco mais de um mês do início do Campeonato Alagoano 2026, o Ministério Público e os clubes participantes assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que estabelece novas regras de acesso e segurança para os torcedores.
Entre as medidas, apenas quem estiver cadastrado previamente por reconhecimento facial poderá entrar nos estádios. Também haverá revista dupla nas rampas de acesso, além da presença de guarnições policiais e cães farejadores distribuídos entre os torcedores.
Segundo o MP, a decisão foi motivada pelo número recorrente de pessoas flagradas portando drogas durante as partidas. Quem descumprir as regras ficará proibido de frequentar os estádios por pelo menos seis meses, além de responder criminalmente.
“O estádio deve ser um ambiente de tranquilidade e alegria, onde a gente possa levar a nossa família para se divertir”, afirmou o major PM Heitor.
Principais mudanças
• Entrada somente com reconhecimento facial
• Revista dupla no acesso aos estádios
• Distribuição de guarnições policiais e cães farejadores
• Proibição de torcidas organizadas usarem uniforme de clubes de fora no Rei Pelé ou apoiarem torcidas aliadas
• Torcedores de CRB e CSA só poderão ir ao estádio em dias de jogos de seus times
• Em dias de clássico, apenas a sede do clube mandante será aberta e nenhum clube poderá realizar eventos
Campeonato Alagoano 2026
O estadual será disputado entre 10 de janeiro e 7 de março, com oito clubes na primeira fase e semifinais em formato de mata-mata. Estão confirmados ASA, Coruripe, CRB, CSA, CSE, Murici, Penedense e o Cruzeiro, campeão da Segunda Divisão.
Em 2026, o torneio distribuirá três vagas para a Copa do Brasil e duas para a Série D. A quarta vaga para a Copa do Brasil virá da Copa Alagoas, encerrando o sistema de seletiva.

