Esportes

Goleada alagoana marca abertura da 1ª Copa Rainha Marta Nordeste

Seleção de Alagoas vence Pernambuco por 7 a 0 na estreia; torneio é o primeiro regional dedicado exclusivamente ao futebol feminino amador

Por Redação* 05/11/2025 10h10
Goleada alagoana marca abertura da 1ª Copa Rainha Marta Nordeste
Iniciativa do Governo de Alagoas em parceria com o Consórcio Nordeste marca a primeira vez que seleções femininas de futebol do Nordeste disputam uma mesma competição - Foto: Agência Alagoas

A 1ª Copa Rainha Marta Nordeste começou com clima de celebração e afirmação do futebol feminino. A competição, promovida pelo Governo de Alagoas por meio da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), em parceria com o Consórcio Nordeste, reúne pela primeira vez seleções femininas amadoras dos nove estados da região.

A abertura aconteceu no Estádio Rei Pelé, palco onde Alagoas estreou com uma vitória expressiva: 7 a 0 sobre Pernambuco, garantindo festa para o público presente.

A Copa segue até o dia 8 de novembro, com fase de grupos até quinta-feira (6), semifinais na sexta-feira (7) e final marcada para sábado (8), às 15h, também no Rei Pelé.

A secretária de Esporte, Lazer e Juventude, Lydia Pollyana, destacou o pioneirismo da iniciativa:

“Alagoas, de forma pioneira, recebe a Copa Rainha Marta Nordeste. Copa Rainha Marta, que já é um sucesso no nosso estado com oito edições, este ano amplia e ganha uma cara nova. São nove seleções dos estados do Nordeste que estão aqui, em nosso estado, fazendo uma grande festa.”

A diretora de Políticas de Futebol e Promoção do Futebol Feminino do Ministério do Esporte, Marileia dos Santos, lembrou o significado histórico do torneio:

“Um evento como esse é importante porque leva oportunidades para nossas meninas. [...] Ontem o futebol feminino foi proibido e hoje estamos aqui livres para fazer essa excelente competição que é a Copa Rainha Marta.”

A homenageada da competição, Marta Vieira, enviou mensagem em vídeo ressaltando o valor da disputa para a formação de novas atletas:

“Essa é a chance de sonhar, jogar com o coração e mostrar que o futebol feminino é grande.”

Além da presença das seleções regionais, a competição reforça a representatividade feminina também na arbitragem: todas as equipes de arbitragem são formadas exclusivamente por mulheres. Entre elas está a alagoana Sofia Sena, que retorna ao Brasil após dois anos jogando em Israel e celebrou o momento:

“Depois de muito tempo fora do Brasil, estou voltando e representando o meu estado diretamente na Copa Rainha Marta. Estou nervosa, mas muito feliz.”

Resultados do dia:

  • Piauí venceu a Paraíba por 3 a 0 (Grupo A)
  • Maranhão e Bahia empataram em 0 a 0 (Grupo B)
  • Alagoas goleou Pernambuco por 7 a 0 (Grupo C)

*Com informações da Agência Alagoas