Esportes

Decisão do STJD pode redefinir o futuro do CSA na série C

Análise sobre o julgamento que pode alterar a tabela da Série C e garantir a permanência do CSA na divisão

Por Redação* 05/09/2025 11h11
Decisão do STJD pode redefinir o futuro do CSA na série C
CSA - Foto: Allan Max/CSA

Hoje, sem entrar em campo, o CSA vive um dia crucial. Nesta sexta-feira (5), às 10h, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) realizará o julgamento do pedido de anulação da partida entre Anápolis e Guarani, disputada em 21 de julho, pela 13ª rodada da Série C. Caso o jogo seja anulado, o CSA ainda terá chances de permanecer na terceira divisão.

A solicitação se baseia no artigo 259, parágrafo 1º, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que diz: “A partida, prova ou equivalente poderá ser anulada se ocorrer, comprovadamente, erro de direito relevante o suficiente para alterar seu resultado”.

Segundo o Guarani, o time do Anápolis teria jogado com 12 atletas em campo por um determinado período, o que violaria as regras do jogo. Em julho, o clube paulista entrou com uma ação no STJD para pedir a anulação da partida, alegando erro do árbitro que teria interferido no resultado final do confronto.

Contudo, a ação ficou suspensa até agora, e o julgamento foi agendado apenas para esta semana.

A CBF está aguardando a decisão do STJD para determinar o andamento da competição. Dependendo do veredicto, pode haver adiamento da primeira rodada da fase mata-mata, prevista para este sábado.

Caso o jogo seja realmente anulado, o Anápolis precisaria vencer novamente para evitar o rebaixamento. Um empate ou derrota garante a permanência do CSA na Série C em 2026. A partida também terá impacto para o Guarani: se vencer por dois gols de diferença ou se perder, o time paulista será realocado para outro grupo.

Atualmente, o Guarani está no mesmo grupo que a Ponte Preta, Náutico e Brusque, enquanto o outro grupo é formado por Caxias, Londrina, São Bernardo e Floresta.

*Com informações da Gazetaweb