Esportes
Diogo Jota, atacante do Liverpool, morre em acidente de carro
Diogo Jota tinha 28 anos e havia se casado há menos de duas semanas

O jogador de futebol Diogo Jota morreu em um acidente de carro na Espanha nesta quinta-feira (3/7).
O veículo em que ele estava saiu da estrada após um pneu ter estourado durante uma ultrapassagem, segundo a polícia local. O irmão de Jota, o jogador de futebol André Silva, estava no carro e também morreu no acidente.
Jota, de 28 anos, era jogador da seleção portuguesa e tornou-se peça-chave do Liverpool, time que conquistou a Premier League, o principal campeonato de futebol da Inglaterra.
Já André Silva, de 25 anos, atuava como meio-campista do FC Penafiel, clube que atualmente disputa a segunda divisão do futebol português.
O acidente aconteceu à 0h30 da madrugada no horário local, 19h30 da quarta-feira (2/7) no horário de Brasília. A Guarda Civil da Espanha detalhou que o carro, uma Lamborghini, "saiu da pista por causa de um estouro de pneu" e pegou fogo logo em seguida. O acidente aconteceu na província de Zamora, no norte da Espanha.
A BBC Sport noticiou que Jota havia passado por uma pequena cirurgia, então os médicos o aconselharam a não pegar voos.
Como resultado, ele planejava retornar a Liverpool para o treinamento de pré-temporada, que começaria na segunda-feira da semana que vem (7/7), de balsa.
Acredita-se que, para isso, ele precisaria viajar de carro da cidade do Porto, no norte de Portugal, para pegar uma balsa em Santander, no norte da Espanha. Zamora, perto da fronteira com Portugal, fica a cerca de 300 quilômetros do Porto.
Acredita-se que Jota tenha feito a viagem inversa para chegar ao Porto, onde ocorreu a celebração de seu matrimônio.
Jota se casou com Rute Cardoso no mês passado. O casal tinha três filhos. A União das Associações Europeias de Futebol (Uefa) informou que fará um minuto de silêncio durante a partida marcada para hoje entre Espanha e Portugal, válida pela Eurocopa Feminina de 2025.
Nas últimas horas, torcedores do Liverpool começaram a se reunir no Anfield, o estádio da equipe. Muitos levaram coroas de flores e mensagens para o jogador.
O jogador português era adorado pela torcida — alguns cânticos lembravam como ele liderou o clube em muitas vitórias recentes.
Andrea Molyneux, torcedora do Liverpool, viajou até Anfield com suas filhas Isabella e Lily Costello para prestar homenagens a Jota. Elas estavam visivelmente consternadas ao falarem à BBC sobre a "devastação total" ao saberem da notícia da morte do atleta. "Não consigo nem compreender a dor que a família dele está sentindo", disse Molyneux.
Já Isabella descreveu o português como um atleta "que sempre se dedicou 100% e jogava com um sorriso no rosto".
Torcedores do Manchester United e do Everton, clubes que ficam relativamente próximos da sede do Liverpool, também foram até o local e deixaram mensagens de apoio, camisetas e flores.
