Esportes

Cerro se desculpa com presidente do Palmeiras por caso de racismo

Em carta, o Cerro Porteño afirmou que pediu para as autoridades paraguais vetarem a entrada do torcedor nos estádios

Por Metrópoles 08/03/2025 16h04
Cerro se desculpa com presidente do Palmeiras por caso de racismo
O jovem atleta Luighi, do Palmeiras, sofreu racismo em uma partida da Libertadores-20 - Foto: Reprodução

O protesto do jovem atleta Luighi, do Palmeiras, contra o racismo em uma partida da Libertadores-20, impactou o time adversário. O Cerro Porteño enviou, na última sexta-feira (7/3), uma carta à presidente alviverde, Leila Pereira, para se desculpar pelo torcedor que cuspiu e chamou o jogador brasileiro de macaco. O caso ocorreu no estádio Gunther Vogel, no Paraguai.

O clube paraguaio acrescenta ainda que pedirá a ajuda da Polícia Nacional e do Ministério Público para identificar os responsáveis pelos atos racistas contra Luighi. A intenção do Cerro, segundo a carta, é impedir que o torcedor entre em qualquer estádio do Paraguai.

“Expressamos nossas mais sinceras desculpas pelo lamentável, repudiável e triste comportamento de certas pessoas que se encontravam nas arquibancadas. Em especial, queremos expressar e estender nossas desculpas aos jogadores Luighi e Figueiredo. Sinceramente acreditamos que nada que possamos escrever pode apagar os vergonhosos atos de racismo perpetrados por estes desajustados sociais”, afirma carta do Cerro a Leila.

O que ocorreu?

O Palmeiras venceu o Cerro Porteño na Libertadores Sub-20 por 3 x 0, pela segunda rodada da fase de grupos.
Torcedores do Cerro, um deles com uma criança de colo, imitavam gestos de macaco e cuspiram na direção de Luighi e Figueiredo.
“O que fizeram comigo é crime, não vão perguntar sobre isso?”, protestou Luighi enquanto chorava na frente de um repórter.
Em nota, clubes rivais do Palmeiras e CBF pediram rigor na punição contra os racistas.
“Medidas disciplinares apropriadas serão implementadas”, disse a Conmebol.
Vini Jr., do Real Madrid, que frequentemente protesta contra o racismo, apoiou o jovem de 18 anos.
Em coletiva de imprensa, Leila Pereira pediu a exclusão do time Cerro Porteño de todas as competições da Conmebol.
Cerro se desculpou por meio de carta.
O próximo jogo do Palmeiras na Libertadores Sub-20 será contra o Independiente del Valle, no domingo (9/3), a partir das 19h, pela terceira rodada do torneio.