Esportes

Chave principal do torneio internacional de Maceió (AL) começa nesta terça-feira(19)

Alagoano Tiago Fernandes comentou sua experiência no qualifying no Jaraguá Tênis Clube

Por Redação 19/03/2024 05h05
Chave principal do torneio internacional de Maceió (AL) começa nesta terça-feira(19)
Enrique Bogo fura o quali em Maceió - Foto: Assessoria/Divulgação

Começa, nesta terça-feira, a partir das 14h, a chave principal do Maceió Summer Open de Tênis, primeiro torneio internacional profissional realizado em solo alagoano desde 1992. 

A competição é disputada nas quadras de saibro cobertas do Jaraguá Tênis Clube, clube dos mais tradicionais com mais de 100 anos de existência. 

O torneio do circuito mundial de tênis tem premiação total de US$ 25 mil e conta pontos no ranking da ATP, a Associação dos Tenistas Profissionais e faz parte do Circuito Banco BRB/ENGIE de tênis profissional.

Logo no primeiro jogo da quadra principal, Laelson Rodrigues, de origem alagoana, fará sua estreia diante do baiano Victor Rocha. Cabeça de chave 3, o pernambucano José Pereira encara o qualifier argentino Lucio Ratti. O qualifier brasileiro Enzo Crevelaro terá pela frente o francês Quentin Folliot, oitavo pré-classificado.

Outro destaque é a estreia do jovem Gustavo Almeida, campeão da Copa Davis juvenil com o Brasil no final de 2022. Ele ganhou um convite e entrará na quadra 3 para encarar o qualifier Victor Braga.

Os dois principais favoritos só estreiam na quarta-feira. Mateus Alves é o cabeça de chave 1 e pega o qualifier Gabriel Tumasonis. Daniel Dutra Silva é o segundo melhor do torneio e encara o brasileiro João Loureiro.

Tiago Fernandes comenta experiência em retorno após dez anos - Cinco brasileiros furaram o qualificatório nesta segunda-feira. Matheus Bueres, cabeça de chave 2, Enrique Bogo, quarto pré-classificado, Gabriel Tumasonis, Victor Braga e Enzo Crevelaro passaram para a chave principal.

Após a derrota em batalha de três horas na noite de domingo diante do argentino Adrian Navarro por 7/6 (7/3) 4/6 11/9, o alagoano Tiago Fernandes, campeão juvenil do Australian Open de 2010 e ex-número 1 do mundo que fez história para o Brasil, comentou sua experiência. Ele não jogava no circuito profissional desde maio de 2014: "Experiência muito legal de jogar nesse nível novamente. A preparação foi curta, mas fiquei feliz com o desempenho, o astral e o ambiente do jogo. A torcida foi em peso e a partida foi bem emocionante. Consegui desempenhar um nível legal e fiquei feliz por ter contribuído com o evento, não apenas do ponto de vista do patrocínio, como também da divulgação e atraindo o público. Minha sensação foi boa na quadra e consegui desfrutar bastante do jogo. Quanto a voltar ao circuito, é uma realidade bem distante para mim hoje, mas a minha intenção é me manter perto das quadras e continuar batendo uma bolinha como hobby".

A competição vai até o domingo, 24, com atletas de oito países. Além do Brasil, estão representados a Argentina, Chile, Colômbia, Peru, França, Rússia e Estados Unidos.

Programação desta Terça-Feira (19/03):


Quadra Veletrica

14h - Victor Alvares DE CASTRO ROCHA (BRA) vs. Laelson RODRIGUES (BRA)
A Seguir - Jose PEREIRA (BRA) [3] vs. Lucio RATTI (ARG)
17h30 - Enzo CREVELARO (BRA) vs. Quentin FOLLIOT (FRA) [8]
Alisson BIZARRIAS (BRA) / Victor MAYNARD (BRA) vs. Daniel DUTRA DA SILVA (BRA) [4] / Jose PEREIRA (BRA)
Joao Victor COUTO LOUREIRO (BRA) / Igor GIMENEZ (BRA) [3] vs. Facundo BERMEJO (ARG) / Lucio RATTI (ARG)

Quadra 2

14h - Mateo BARREIROS REYES (BRA) [6] vs. Rafael TOSETTO (BRA)
Jefferson WENDLER FILHO (BRA) vs. Matheus CURY BUERES (BRA)
Enrique BOGO (BRA) / Paul VALSECCHI (FRA) vs. Mateus ALVES (BRA) / Nicolas OLIVEIRA (BRA)
Laelson RODRIGUES (BRA) / Jefferson WENDLER FILHO (BRA) vs. Mateo BARREIROS REYES (BRA) / Rayane OUMAOUCHE (FRA)

Quadra 3

14h - Mateo BERTA (ARG) vs. Igor GIMENEZ (BRA) [4]
Victor BRAGA (BRA) vs. Gustavo Ribeiro DE ALMEIDA (BRA)
Andres URREA (COL) vs. Benjamin Ignacio TORRES FERNANDEZ (CHI)
16h30 - Enrique BOGO (BRA) / Paul VALSECCHI (FRA) vs. Mateus ALVES (BRA) / Nicolas OLIVEIRA (BRA)

O Maceió Summer Open de Tênis faz parte do Circuito Banco BRB/ENGIE de Tênis Profissional. A competição tem o patrocínio da TPH Engenharia, Placic, Macelog, Banco BRB e Engie. O Hotel Oficial é o Hotel Tambaqui. O evento tem a chancela da Federação Internacional de Tênis, da Confederação Brasileira de Tênis e da Federação Alagoana de Tênis.


*Assessoria