Esportes

Em busca de goleiro, Santos se vê a “um reforço” de fechar elenco para a temporada

Segundo dirigentes, resta apenas um goleiro para terem peças suficientes para disputar a segundona

Por Gazeta Esportiva 10/01/2024 09h09
Em busca de goleiro, Santos se vê a “um reforço” de fechar elenco para a temporada
Elenco do Peixão está quase fechado para a disputa da Segundona - Foto: Reprodução

O Santos está com o elenco praticamente definido para a disputa do Campeonato Paulista, que terá início em pouco mais de uma semana. A diretoria alvinegra busca as últimas peças no mercado antes de fechar o plantel.

Na visão dos dirigentes, resta apenas "um reforço" para o Peixe ter o seu grupo definido. Trata-se de um goleiro. Sem reservas para João Paulo, o técnico Fábio Carille tem utilizado garotos da base para compor os treinamentos no dia a dia do CT Rei Pelé. São eles: João Pedro, João Gustavo e Rodrigo Falcão.

"Nós estamos a um atleta, uma posição. Só não quero abrir para vocês, porque se não acaba complicando para gente. Mas para este início, a gente entende que falta um reforço somente", disse Alexandre Gallo em entrevista coletiva, na última segunda-feira.

A ideia do coordenador de futebol é trabalhar com um elenco que tenha em média 30 jogadores. O plantel atual, sem contabilizar os afastados, que não estão nos planos, conta com 28 atletas.

Outro objetivo é continuar dando espaço às categorias de base, apesar de ter em mãos um grupo mais 'cascudo'. Dos 28 jogadores, seis têm idade abaixo de 21 anos, sendo que apenas Marcelinho, reforço para esta temporada, não é do Santos. Ele está emprestado pela Tombense por um ano.

A folha salarial deste grupo corresponde à metade do que foi pago no ano passado. Para isso, o Peixe propôs redução salarial ao volante Tomás Rincón, ao meia Diego Pituca, ao atacante Julio Furch e ao goleiro João Paulo. Ainda há a possibilidade de Morelos diminuir seus vencimentos e permanecer em 2024.

O restante, ou não está nos planos do técnico Fábio Carille, como Mendoza, Lucas Lima e João Basso, ou já teve seu destino definido, como Soteldo e Dodi, que foram para o Grêmio, Lucas Braga, emprestado ao futebol japonês, entre outros.

Apesar da montagem do elenco estar quase finalizada, o presidente do clube, Marcelo Teixeira, ainda não descartou chegadas e saídas nas próximas semanas.

"As negociações continuam, tanto de entrada como de saída. Nós não fechamos o grupo ainda, apesar do número de contratações e do belíssimo trabalho feito no grupo de transição. Nós já temos a boa parte do elenco definido, mas as oportunidades surgem a cada hora, futebol é muito dinâmico. Todos os departamentos estão mobilizados no intuito de avaliarem bem o mercado. Não vou citar nomes porque atrapalha, mas as possibilidades estão aí", avaliou.

A estreia do Santos no Campeonato Paulista está marcado para o dia 20, contra o Botafogo-SP, em Ribeirão Preto. A partida terá início às 18h (de Brasília).