Esportes

Primeiro lutador alagoano do UFC, Lipe Detona estreia neste sábado (9)

Felipe estreia pelo peso-mosca; a transmissão será a partir das 18h45 pelo UFC Fight Pass

Por redação* 09/09/2023 13h01 - Atualizado em 09/09/2023 13h01
Primeiro lutador alagoano do UFC, Lipe Detona estreia neste sábado (9)
Felipe dos Santos estreia neste sábado no UFC - Foto: Divulgação/UFC

Neste sábado (09), o UFC desembarca em Sydney, na Austrália, para o UFC 293: Adesanya x Strickland. O evento contará com a disputa do cinturão peso-médio entre Israel Adesanya e Sean Strickland e a estreia do alagoano Felipe dos Santos no peso-mosca.

Aos 22 anos, Felipe é o primeiro lutador de Alagoas a disputar o UFC. O “Detona” está invicto no MMA com sete vitórias (3 delas por finalização e 2 por nocaute). Ele iria lutar nesta temporada do Contender Series no final de agosto, mas teve seu duelo no programa cancelado após problemas de saúde de seu rival.

“Eu sou de Maceió, Alagoas. Para mim é gratificante demais [ser o primeiro alagoano do UFC]. (...) Eu sou de comunidade, sou de periferia, e os meus sonhos sempre me alimentaram. Eu sempre me vi grande, sempre me vi gigante, e de lá para cá, a minha história foi de superação. Eu precisei trabalhar para que a luta continuasse nos meus planos. Acho que a luta transformou a minha vida. [Me transformou] como ser humano. Eu era uma pessoa um pouco rebelde, mas o esporte foi me mudando, foi trabalhando isso em mim… A minha história se resume em fé e superação. Eu passei muito tempo trabalhando, mas sempre mantive o foco ali nos meus treinos. Acho que isso me levou a ser o que eu sou”, contou o “Detona”.

Companheiro de treino do ex-campeão Charles do Bronxs, Felipe ganhou, então, a chance de ouro de lutar no UFC. Ele não terá tarefa fácil na Austrália. Ele vai enfrentar o atual Número 10 do ranking peso-mosca, Manel Kape (18-6), apontado como um potencial desafiante ao cinturão da divisão.

“Acredito que eu vou nocautear o Manel Kape. Eu não vou falar como, mas eu já mentalizei o nocaute. Vou buscar o tempo todo também a finalização. Estou treinando bem, treinando forte, tenho uma preparação incrível na minha vida. Pode ter certeza de que vou buscar o nocaute o tempo todo”, disse.

A estreia de Felipe dos Santos e o card completo do UFC 293: Adesanya x Strickland serão transmitidos com exclusividade pelo UFC Fight Pass neste sábado, 9 de setembro, a partir das 18h45.

*Com informações da assessoria