Esportes

Paralimpíadas: Brasil conquista duas medalhas de bronze na Bocha

Maciel Santos voltou a subir no pódio ao vencer tailandês por 4 a 3; Já Chagas garantiu medalha inédita na classe BC1

Por Redação com Agência Brasil 01/09/2021 07h07 - Atualizado em 01/09/2021 09h09
Paralimpíadas: Brasil conquista duas medalhas de bronze na Bocha
Maciel Santos em atuação na bocha nos Jogos Paralímpicos de Tóquio - Foto: REUTERS/Bernadett Szabo

O Brasil conquistou suas primeiras medalha na Bocha em Tóquio, na noite dessa terça-feira. As conquistas vieram com Maciel Santos, campeão individual nas Paralimpíadas de Londres, em 2012, e prata na Rio 2016, e com José Carlos Chagas.

A primeira conquista foi a de Maciel Santos, que garantiu a terceira posição na classe BC2 (na qual o atleta não conta com auxílio de ajudantes).

Praticada por atletas com elevado grau de paralisia cerebral ou deficiências severas, a bocha paralímpica consiste em lançar bolas coloridas o mais perto possível de uma bola branca. Os atletas ficam sentados em cadeiras de rodas e limitados a um espaço demarcado para fazer os arremessos. É permitido usar as mãos, os pés e instrumentos de auxílio, e contar com ajudantes (calheiros), no caso dos atletas com maior comprometimento do movimento dos membros.

José Carlos Chagas conquistou a segunda medalha de bronze da noite na bocha, na classe BC1 (quando os atletas podem contar com auxílio de ajudantes). 

A conquista veio com uma vitória de 8 a 2 sobre o português André Ramos. O brasileiro começou perdendo por 2 a 0, mas, quando começou a marcar, virou a partida.

Até o momento, o Brasil conquistou 44 medalhas nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. Confira abaixo todos os medalhistas brasileiros:

Natação
: Gabriel Bandeira (ouro e 2x prata); Wendell Belarmino (ouro); Gabriel Araújo (ouro e prata); Prata no revezamento 4x100m livre misto; Phelipe Rodrigues (bronze); Daniel Dias (2x bronze); Maria Carolina Santiago (2x ouro e bronze); Mariana Ribeiro (bronze); Beatriz Borges (bronze); Bronze no revezamento 4x50m misto; Bronze no revezamento 4x100m misto.

Atletismo
: Yeltsin Jacques (2x ouro); Silvânia Costa (ouro); Petrúcio Ferreira (ouro); Wallace Santos (ouro); Claudiney Batista (ouro); Beth Gomes (ouro); Thalita Simplício (prata); Raissa Rocha Machado (prata); João Victor Teixeira (bronze); Washington Júnior (bronze); Julyana da Silva (bronze); Cícero Nobre (bronze)/ Jardenia Felix (bronze).

Esgrima: Jovane Guissone (prata); Vinícius Rodrigues (prata); Alessandro Rodrigo (prata).

Hipismo
: Rodolfo Riskalla (prata).

Tênis de Mesa
: Bruna Alexandre (prata); Cátia Oliveira (bronze).

Judô
: Alana Maldonado (ouro); Lúcia Araújo (bronze); Meg Emmerich (bronze).

Remo
: Renê Campos Pereira (bronze).

Halterofilismo
: Mariana D'Andrea (ouro).

Bocha
: Maciel Santos (bronze); José Carlos Chagas (bronze).