Entretenimento

Treta de Scooby e Piovani sobre piolhos vira alerta da Saúde do Rio

Secretaria aproveitou a repercussão da discussão entre os famosos para explicar transmissão, tratamento e prevenção da infestação

Por Redação 03/09/2026 16h04
Treta de Scooby e Piovani sobre piolhos vira alerta da Saúde do Rio
Luana Piovani e Pedro Scooby discutiram nas redes sociais por causa de piolhos - Foto: Reprodução/@luapio/@saude_rio/@pedroscooby

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro aproveitou a repercussão da discussão entre Luana Piovani e Pedro Scooby para publicar um informativo sobre piolhos nas redes sociais. A briga entre os dois ocorreu na quarta-feira (2) e envolveu os cuidados com os filhos do ex-casal, incluindo um episódio relacionado à infestação de piolhos.


Na publicação, a secretaria explicou o que é o piolho, como ocorre a transmissão e quais medidas podem ser adotadas para prevenir a infestação. A pasta aproveitou o momento de grande repercussão nas redes sociais para reforçar que o problema é comum e possui tratamento.


“Piolho não precisa virar dor de cabeça para sua família. Esse inseto é muito comum, mas a infestação tem tratamento. Por isso, informação e prevenção são importantes para evitar a transmissão”, escreveu a Secretaria Municipal de Saúde.

A discussão entre Piovani e Scooby começou depois que a atriz publicou imagens de piolhos retirados do cabelo da filha Liz, de 11 anos. A menina estava no Brasil passando férias com o pai e retornou para Portugal, onde mora com a mãe e a irmã gêmea, Bem.

Piovani deu a entender que a filha não teria recebido os cuidados necessários durante o período em que esteve com o pai. Em uma publicação, escreveu: “Espero que esteja dançando melhor do que está cuidando dos filhos. Entreter não é criar!”, fazendo referência à participação de Scooby no quadro “Dança dos Famosos”, do programa “Domingão com Huck”.

O surfista rebateu as acusações e afirmou que Liz já havia chegado ao Brasil com piolhos. Segundo ele, a criança recebeu tratamento durante a estadia, mas alguns parasitas ainda poderiam estar presentes quando ela retornou para a mãe.

“Respondendo a Luana, que ela resolveu expor as crianças aí na internet… a Liz já veio com piolho de Portugal e a gente cuidou, a gente estava limpando. Normal, deve ter alguns ainda. Tanto que a Aurora [filha de Scooby com Cíntia Dicker] e o Dom nunca tiveram piolhos estando aqui no Brasil, e é uma coisa recorrente em Portugal”, disse.

Após a resposta, Piovani compartilhou uma conversa que teve com Cíntia Dicker, então esposa de Scooby. O surfista e a modelo haviam anunciado o fim do casamento um dia antes da discussão pública.

“Foi depois de uma semana que ela estava aqui. É muita criança mesmo aqui… mas meu Deus, é muito piolho”, escreveu Cíntia para Luana.

Ao compartilhar a conversa, Piovani respondeu: “Cresce cara, tem dois meses que eles estão com você. Não faz cara de cão que caiu no caminho. Quem pensa, não tem compra. Cale-se, perderas sempre. Sugiro: paternidade”

Discussão também envolveu outros cuidados


Na quinta-feira (3), Scooby voltou a falar sobre a situação nas redes sociais. O surfista afirmou que considera Piovani uma mulher inteligente e culta, mas criticou a decisão da ex-mulher de expor os filhos na internet.

“Fico aqui pensando. Imagina uma mulher inteligente, culta, carreira gigante, defende várias causas incríveis, escolher expor os filhos na internet, sempre em momentos meus delicados. Estou me separando de uma mulher incrível que eu vivi durante setes anos”, desabafou.

Segundo Scooby, Piovani havia passado alguns dias em sua casa recentemente e teria sido bem recebida por familiares e amigos durante o aniversário dos filhos.

“E aí, vem de novo, sendo que uns dias atrás estava aqui na minha casa, passando um dia incrível, sendo super bem recebida pela minha família, pelos meus amigos, no aniversário dos nossos filhos”, acrescentou.

O surfista também afirmou que os cuidados com as crianças são uma responsabilidade que ele procura cumprir e reclamou da repercussão dada ao caso do piolho.

“Não é mais que uma obrigação, óbvio, mas você tenta fazer de tudo e dá o seu melhor. Ai um piolho, um pelo em ovo, vira uma briga, um ataque. Você é a escória, o pior pai do mundo. Essa pessoa que eu já fui casado nunca me expôs na internet, ai vira ex e tudo é motivo de exposição”, reclamou.

Além dos piolhos de Liz, Piovani também mostrou machucados nas pernas e nos pés de Bem, outro filho do ex-casal, e questionou os cuidados recebidos pela criança durante a viagem.

Scooby afirmou que os ferimentos foram provocados por picadas de mosquito enquanto Bem brincava em áreas de mata na Bahia.

“O Bem está com as pernas machucadas porque vive uma vida muito ativa aqui na rua mesmo, brincando. Na Bahia, ele se embrenhou no mato e parecia que estava com a perna cheia de catapora, de tanto mosquitou que pegou ele nas pernas. A gente foi cuidando. Só que ele é uma criança muito ativa”, rebateu.

Segundo o surfista, mesmo com os machucados, Bem continuou frequentando a praia e surfando diariamente, o que teria dificultado a cicatrização antes do retorno a Portugal.

Ex-casal troca novas acusações sobre origem dos piolhos


Depois das declarações de Scooby, Piovani afirmou que havia conversado com Cíntia Dicker sobre os piolhos de Liz e voltou a contestar a versão apresentada pelo ex-marido.

“Ela começou a coçar a cabeça uma semana depois. Eu falei com a Cintia, que é uma pessoa que sempre tive muito respeito, que sempre cuidou dos meus filhos. Ela pegou piolho no Brasil sim. Temos problema de piolho em Portugal, mas sou sempre muito atenta”, retrucou Luana.

Scooby respondeu novamente nas redes sociais e afirmou que, ao analisar as datas, a filha teria apresentado os piolhos três dias depois de chegar ao Brasil.

“Você insiste em não dividir isso comigo pelo Whatsapp, prefere falar pela internet. Vou te responder de novo. O piolho nasce da lendea, como Aurora não estava com piolho, nem o Dom, nem eu e nem a Cintia, quem trouxe isso de Portugal foi a Liz. Vendo as datas agora realmente não foi no dia que ela chegou, foram três dias depois”.

Luana e Scooby são pais dos gêmeos Bem e Liz, de 11 anos, e de Dom, de 14. Bem e Liz moram com a mãe em Portugal e estavam de férias com o pai no Brasil. Dom vive com Scooby há algum tempo. O surfista também é pai de Aurora, de 3 anos, fruto do relacionamento com Cíntia Dicker.

A discussão ocorreu em meio à separação de Scooby e Cíntia, que anunciaram o fim do casamento após sete anos de relacionamento.