Entretenimento
Oscar veta atores e roteiros criados por inteligência artificial
As mudanças passam a valer para inscrições na cerimônia marcada para março de 2027
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou, nesta sexta-feira (1º), novas regras que deixam claro: apenas atuações e roteiros realizados por seres humanos serão elegíveis ao Oscar, principal prêmio da indústria cinematográfica.
As mudanças passam a valer para inscrições na cerimônia marcada para março de 2027 e respondem à crescente preocupação do setor com o avanço da inteligência artificial generativa.
Profissionais do cinema e da TV temem que estúdios recorram à IA para substituir trabalhadores humanos e, assim, reduzir custos. O alerta aumentou após a estreia, no ano passado, da atriz virtual Tilly Norwood, cujo produtor chegou a destacar o interesse de executivos de estúdios na tecnologia, gerando reação negativa do sindicato de atores SAG-AFTRA.
Segundo as novas regras, cineastas poderão utilizar ferramentas de IA em seus projetos, mas personagens “sintéticos”, como Norwood, não poderão concorrer ao Oscar. A Academia também determinou que roteiros devem ter autoria exclusivamente humana para serem considerados aptos à premiação.
O regulamento prevê ainda que a Academia pode solicitar informações adicionais para confirmar que os roteiros submetidos foram, de fato, criados por pessoas.
Em tempo real
Chuvas intensas podem atingir o Litoral e a Zona da Mata neste fim de semana
Adeal abre a primeira etapa da campanha de Atualização Cadastral de Rebanhos de 2026
Rios do norte de Alagoas entram em nível de atenção
Trump informa ao Congresso fim das hostilidades com Irã, mas mantém alerta

