Entretenimento
Matheus Moreira, do ‘BBB 26’, é alvo de denúncia por homofobia
Ministério Público de São Paulo pede investigação após falas e gestos considerados ofensivos dentro da casa
O participante Matheus Moreira, do Big Brother Brasil 26, foi denunciado pelo Ministério Público de São Paulo por homofobia. A medida foi tomada após episódios em que o gaúcho teria feito comentários e gestos considerados preconceituosos contra colegas de confinamento, especialmente da comunidade LGBTQIA+.
A denúncia foi apresentada pelo deputado suplente Agripino Magalhães, presidente da Associação do Orgulho LGBTQIA+, e acatada pelo MP-SP. O pedido de investigação ocorreu depois que Matheus imitou de forma pejorativa o brother Marcelo, assumidamente gay, durante uma atividade na casa.
Além desse episódio, o professor de boxe já havia sido criticado por internautas e outros participantes por entoar um cântico considerado homofóbico, comum em torcidas gaúchas, e por comentários sobre a vida pessoal de colegas, como a fala sobre a virgindade de Gabriela.
Nas redes sociais, Matheus vem sendo acusado de machismo e homofobia, e o caso agora passa a ser analisado oficialmente pelo Ministério Público. A denúncia reforça que, desde decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em 2019, manifestações de LGBTQIAPN+fobia são enquadradas como crime de injúria racial, com pena prevista de 1 a 5 anos de prisão e multa.


