Entretenimento
Carnaval de Pilar começa em 8 de fevereiro e segue até a Quarta-feira de Cinzas, confira programação
Festa reúne blocos históricos, orquestras de frevo e apoio financeiro da Prefeitura a grupos tradicionais e de paredão
O Carnaval tradicional de Pilar já tem data para começar e promete movimentar a cidade com uma programação extensa, marcada por blocos históricos, orquestras de frevo e manifestações culturais que atravessam gerações. A festa tem início no dia 8 de fevereiro e segue até o dia 18, Quarta-feira de Cinzas, reunindo eventos organizados pela Casa da Cultura, pela Secretaria de Turismo e por blocos particulares.
De acordo com a diretora de Cultura de Pilar, Ruthnea Camelo, a abertura do carnaval acontece pela manhã, com um dos blocos mais tradicionais do município. “O carnaval tradicional aqui em Pilar inicia no dia 8 de fevereiro com a saída do bloco Banha de Lagoa Fantasia. Esse bloco tem início às 10 horas da manhã, saindo da Casa da Cultura, percorre as principais ruas da cidade até encontrar um trio onde vai ter banda”, explicou.
O trajeto do bloco segue margeando a lagoa até o bairro do Grajaú, onde a programação se prolonga ao longo do dia, com o trio elétrico animando os foliões até as 17 horas.
A programação do dia 8 continua no período da noite com a saída de blocos tradicionais particulares. Durante a semana que antecede o carnaval oficial, Pilar mantém uma agenda diária de desfiles, com orquestras de frevo, porta-bandeiras e estandartes, preservando as características do carnaval tradicional do município.

Um dos destaques desse período é o bloco Sururu da Nega, que sai no dia 11 de fevereiro, uma quarta-feira. A concentração acontece na Casa da Cultura, a partir das 19h, com distribuição de caldinho de sururu e bebidas, promovendo um momento de aquecimento para os foliões antes da saída do bloco pelas ruas da cidade.

A abertura oficial do carnaval acontece na sexta-feira, 13 de fevereiro, com a saída do Rei Momo. “Na sexta-feira, no dia 13, às 22 horas, a gente tem a abertura oficial do carnaval saindo da Casa da Cultura com o Rei Momo. A gente desce até a praça principal e lá faz a abertura oficial com todas as autoridades, foliões, visitantes e munícipes”, afirmou Ruthnea. Após a cerimônia, a festa segue com shows e, à meia-noite, ocorre a saída do tradicional bloco Corujão e das Bolacheiras, que existe desde 1965.
Durante os dias oficiais de carnaval, do sábado até a terça-feira, a Prefeitura promove programação no Corredor da Folia, localizado na orla, sob organização da Secretaria de Turismo. Paralelamente, blocos tradicionais seguem ocupando as ruas, como o Rola Cansada, no domingo pela manhã, e os blocos centenários Leão de Aço e Caçadores, que desfilam simultaneamente na terça-feira, em percursos opostos.
O encerramento do carnaval acontece na Quarta-feira de Cinzas, com o bloco Palha Seca. Ao longo do período, também participam os blocos automotivos, conhecidos como blocos de paredão, que têm horário limitado para desfile.
Além da programação cultural, a Prefeitura de Pilar irá apoiar financeiramente os blocos. “A Casa da Cultura esse ano, através da prefeitura, terá ajuda dos blocos. A gente tem 14 blocos tradicionais, então a gente vai ajudar os 14 blocos tradicionais, com ajuda de custo, um valor mínimo de 4.000, valor máximo de 25.000”, explicou Ruthnea.
Já os blocos de paredão poderão receber valores entre R$ 300 e R$ 500, conforme credenciamento.


