Entretenimento

Artista alagoano dirige peça que une nascimento e Paixão de Cristo no Rancho do Maia

Julien Costa aceitou o desafio feito por Carlinhos Maia após o influenciador ver uma pessoa vestida de Jesus na porta do Rancho

Por Evandro Souza 26/11/2025 11h11 - Atualizado em 26/11/2025 12h12
Artista alagoano dirige peça que une nascimento e Paixão de Cristo no Rancho do Maia
Julien Costa - Foto: Reprodução/Instagram

Às vésperas de estrear mais uma edição do Rancho do Maia, o influenciador Carlinhos Maia anunciou que o reality ganhará, neste Natal, uma produção inédita: uma peça teatral que promete emocionar o público de todo o Brasil. O espetáculo será apresentado nesta edição especial de Natal que estreia no dia 02 de dezembro, e marca a aposta do projeto em unir entretenimento, fé e arte cênica.

O Jornal de Alagoas conversou com exclusividade com o diretor responsável pela montagem, o ator alagoano Julien Costa, que está à frente da criação ao lado do assistente de direção Naeliton Santos.

A ideia que nasceu na porta do Rancho


Segundo Julien, tudo começou durante o Pré-Rancho, evento em que pessoas de várias partes do país, e até do exterior, se reúnem na porta do projeto na tentativa de conquistar uma vaga no reality. Entre os participantes, um deles chamou atenção por estar vestido como Jesus. A cena inspirou Carlinhos, que decidiu transformar o episódio em peça teatral e convidou Julien para dirigir o projeto.

“Primeiro que eu acho que é uma grande homenagem ao teatro, uma linguagem milenar. Eu, que sou das artes cênicas, quero propiciar ao público da internet a chance de ver o teatro. Vamos misturar teatro Mbembe, comédia dell’arte, literatura de cordel e elementos da cultura nordestina. Isso também é uma homenagem ao teatro”, explicou o diretor.

Uma peça que une nascimento e Paixão de Cristo


A montagem propõe um recorte da vida de Jesus, percorrendo passagens importantes desde o nascimento até a ressurreição. Julien adianta que a narrativa será construída de forma lúdica, com imagens, coros e recursos visuais.

“Vamos fazer um resumão com construções em coro e imagens, começando pelo nascimento, passando pela tentação, milagres, Santa Ceia, prisão, crucificação e ressurreição. Esse é o esboço. Quanto do que planejamos será realizado depende do andamento do processo. Pode haver adaptações”, afirma.

O diretor também destacou a importância de traduzir a linguagem teatral para quem acompanha o reality pelas redes sociais.

“Assim como na pandemia, quando os teatros fecharam, a internet virou palco. Espero que as pessoas mergulhem no universo do teatro acompanhando nosso dia a dia. Que se apaixonem pela linguagem e passem a prestigiar artistas de suas cidades, inspirados por essa homenagem ao teatro e à Paixão de Cristo.”

“Santo de casa faz milagre, sim”


Julien celebra o fato de um artista alagoano ser escolhido para liderar uma produção com tanta visibilidade.

“Eu me sinto honrado porque santo de casa faz milagre, sim. Temos muitos talentos em Alagoas, grandes diretores, atores, grupos, uma turma produzindo audiovisual que pouca gente conhece. Essa visibilidade para um diretor local, trabalhando com gente de vários estados, é muito enriquecedora”, diz.

O elenco do Rancho contará com cerca de 25 a 26 participantes, selecionados entre os candidatos do Pré-Rancho. Segundo Julien, a troca entre diferentes culturas e sotaques deve enriquecer ainda mais a criação.

"Mas esse intercâmbio de culturas, de sotaques, de estados diferentes, ele também é muito enriquecedor e vai ser bem bacana passar por essa experiência. E eu espero que a gente consiga um resultado bacana, que o público possa gostar e se divertir também", explicou. 

Intensivo teatral e grandes desafios

O ritmo de trabalho será intenso: entre 8 e 10 horas de preparação por dia, combinando oficinas de teatro, jogos teatrais e ensaios. Muitos participantes nunca tiveram contato com atuação, o que torna o processo ainda mais desafiador.

“Estamos trabalhando com não atores. O público precisa entender que é um experimento cênico conduzido por profissionais, mas executado por pessoas sem experiência. Vamos ensinar técnicas corporais e vocais para que consigam contar essa história e emocionar quem assiste.”

Parte do elenco escolhido por Carlinho. Foto: Reprodução/Instagram

Segundo ele, a equipe está trabalhando sem parar na finalização do texto e na preparação inicial.

“Já são 24 horas no ar montando a primeira parte do roteiro. Nem dormimos. Hoje, às 3 da tarde, teremos o primeiro encontro com o grupo completo. Já conhecíamos parte dos participantes, mas Carlinhos sentiu necessidade de mais pessoas e selecionou uma nova turma. Agora, começamos de fato o trabalho com todos.”

Para Julien Costa, a missão é clara: homenagear Jesus, o teatro e a força da cultura popular, em um espetáculo que deve marcar a história do Rancho do Maia.