Entretenimento

Com Paulinho da Viola, Vamos Subir a Serra chega ao segundo dia na Orla da Pajuçara

a programação começa logo pela amanhã, com atrações musicais, oficinas, painéis, palestras e muito samba e capoeira.

Por Assessoria 22/11/2025 10h10
Com Paulinho da Viola, Vamos Subir a Serra chega ao segundo dia na Orla da Pajuçara
Paulinho da Viola é uma das atrações que abrilhantarão a noite deste sábado - Foto: Assessoria

O produtor musical, violinista, cantor e compositor de samba e choro brasileiro Paulinho da Viola é uma das atrações que abrilhantarão a noite deste sábado (22), no Vamos Subir a Serra, na orla da Pajuçara, em Maceió.

Feiras gastronômicas e de produtos e serviços afros estarão em exposição para comercialização, movimentando o mercado do gênero em Alagoas.

Neste sábado, a programação começa às 10h com atração cultural do grupo de percussão Coração de Mainha, seguida pela apresentação do grupo Samba do Povo, que acontece às 12h. A programação segue com Palco Aberto – onde qualquer pessoa pode se apresentar, mostrando o seu talento, e, às 14h, o público poderá prestigiar o grupo Capoeira Canta Palmares.

A partir das 15h, no Palco Acotirene, um painel debaterá a atuação de meninas e mulheres negras nas ciências e, na sequência, o tema discutido será “O culto tradicional Yorubá e sua contribuição para o aperfeiçoamento da humanidade.

No Espaço Kazuli, a partir das 16h, as atividades ficam por conta da atração musical Banda Afro Zumbi, e prosseguirão ao longo da tarde com oficinas de Abayomi e Maculelê.

Esta é a 9ª edição do Vamos Subir a Serra, que é uma iniciativa do Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô – entidade do movimento negro de Alagoas, vinculada aos Agentes de Pastoral Negros do Brasil.

O evento foi criado para oferecer ao público de Maceió e a quem visita a capital alagoana a cultura e arte produzidas pela população afro, quilombola e indígena do estado de Alagoas, promovendo a sua diversidade e talento do povo negro do estado de Zumbi dos Palmares e potencializando as suas criações a nível de comercialização, incentivando o afroempreendedorismo.

Ao todo, neste ano, são 150 expositores (50 a mais que o ano passado) com a oportunidade de mostrar seus trabalhos – seja por meio de serviço ou por meio de produtos – ao público de todo o Brasil.

Em Maceió, na orla de Pajuçara, estão montadas tendas e cada uma delas comporta uma programação específica dentro do Vamos Subir a Serra. Assim, quem for ao local para prestigiar as atividades, irá se deparar com uma estrutura para a feira gastronômica, para a feira de produtos e serviços afro, para as oficinas, para contemplação por meio da Experiência VR 360º, para as apresentações culturais, além do palco Kizomba destinado aos shows.

O Vamos Subir a Serra de 2025 começou no dia 14 de novembro, em União dos Palmares. Neste ano, o evento inovou levando sua programação para além da Serra da Barriga, abrangendo também o centro de União.

Confira a programação deste sábado (22):

- Maceió, Palco Dandara

10h – Atração Cultural – Coração de Mainha

12h – Atração Cultural - Samba do Povo

13h – Palco Aberto

14h – Atração Cultural – Capoeira Canta Palmares

15h – Sarau Literário

16h30 – Sarau Literário

17h00– Bate-papo sobre Afro-empreendedorismo e Impacto Social (Tik Tok)

18h00 – Samba de roda K'Posú Betá

- Maceió, Espaço Acotirene

15h – Painel: Meninas e Mulheres Negras nas Ciências

16h – Performance com Leide Serafim Olodum

17h – Palestra: O Culto Tradicional Yorubá e sua contribuição para o aperfeiçoamento da humanidade

- Maceió, Espaço Kazuli

16h – Atração cultural, Banda Afro Zumbi

17h - Oficina de Abayomi, com Vivi Magrela

18h - Oficina de Maculelê, com mestre Besourão

- Maceió, Palco Kizomba

19h - Samba da Periferia

20h30 – Sesc apresenta - Paulinho da Viola

Confira programação completa no Tik Tok e Instagram @vamossubiraserra