Entretenimento
Bienal do Livro de Alagoas começa nesta sexta com expectativa de público recorde
Evento gratuito reúne mais de 700 autores e 500 editoras até 9 de novembro no Centro de Convenções
Começa nesta sexta-feira, 31 de outubro, a 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, o maior evento cultural e literário do estado. A abertura oficial acontece às 18h no Centro de Convenções de Maceió, marcando o início de dez dias de programação gratuita voltada à literatura, educação e diversidade.
Promovida pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a Bienal 2025 espera receber entre 300 e 400 mil visitantes até o dia 9 de novembro. São mais de 140 estandes, 500 editoras confirmadas e mais de 700 autores lançando e relançando obras, incluindo cerca de 200 escritores do interior alagoano.
Editoras locais, universitárias e nacionais estarão presentes, como Edufal, Eduneal, Cortez, Boitempo, Companhia das Letras, além da Livraria Jardim, Livraria das Perdizes (SP) e Livraria Imperatriz (PE). A Editora Kitembo retorna com foco em literatura fantástica escrita por jovens negros e negras.
Mais de 600 escolas estão agendadas para visitar o evento, vindas de mais de 80 municípios alagoanos, além de instituições de Sergipe e Pernambuco. “A expectativa é enorme. Devemos receber 30 ônibus por turno e o tema Brasil e África vai enriquecer ainda mais o conhecimento dos estudantes”, destacou Cristiane Honorato, da comissão pedagógica.
A Bienal é realizada pela Ufal e pelo Governo de Alagoas, com correalização da Fundepes e patrocínio do Senac e Sebrae. A curadoria é do professor Eraldo Ferraz, diretor da Edufal. Entre os parceiros estão o Sesc, a Prefeitura de Maceió, o Ifal e as secretarias estaduais de Cultura, Turismo e Comunicação.


