Entretenimento
Ainda Estou Aqui é o 1º filme brasileiro a vencer prêmio da Fipresci
A produção nacional venceu o Grand Prix Fipresci, prêmio concedido pela Federação Internacional de Críticos de Cinema

O filme brasileiro Ainda Estou Aqui foi eleito o melhor filme do ano e venceu o Grand Prix da Federação Internacional de Críticos de Cinema (Fipresci). A informação foi anunciada nesta terça-feira (2/9).
A produção nacional concorreu com O Brutalista, Sirāt, O Agente Secreto e Pecadores e foi o mais votado pelo júri composto por 739 críticos de cinema de 75 países diferentes.
Ainda Estou Aqui se tornou o primeiro filme brasileiro a vencer o prêmio. Walter Salles receberá o prêmio na gala de abertura do Festival de Cinema de San Sebastián, no dia 19 de setembro.
A produção possui atualmente mais de 25 prêmios, confira a lista dos principais:
Festival de Veneza 2024: Em um dos festivais de cinema mais importantes do mundo, a produção ganhou o prêmio de Melhor Roteiro.
Green Drop Award: ainda no Festival de Veneza, "Ainda Estou Aqui" recebeu o prêmio Green Drop, concedido ao filme que "melhor representa os valores da ecologia e do desenvolvimento sustentável, com foco na conservação do planeta e de seus ecossistemas para as gerações futuras, promovendo estilos de vida sustentáveis e a cooperação entre os povos".
SIGNIS Award: também em Veneza, o filme ainda levou o troféu do Júri SIGNIS, concedido pela Associação Católica Mundial para Comunicação, que costuma reconhecer projetos que exploram a dignidade humana, a justiça e a paz.
Critics Choice Association: No evento paralelo do Critics Choice Awards, um dos maiores prêmios do cinema, Fernanda Torres foi reconhecida no Celebration of Latino Cinema & Television como Melhor Atriz Estrangeira.
Vancouver International Film Festival: No festival, a produção recebeu o prêmio do público, o Gala & Special Presentations Audience Award.
Mill Valley Film Festival: "Ainda Estou Aqui" foi premiado com o Audience Favorite World Cinema, concedido pelo público do evento.
Pingyao International Film Festival: O festival de cinema de Pingyao, em Shanxi, China, homenageou o diretor Walter Salles com o prêmio Crouching Tiger Hidden Dragon East-West Award.
Mostra Internacional de Cinema de São Paulo: Em um dos principais eventos de cinema do país, a produção foi eleita pelo público como o melhor filme nacional de ficção da Mostra.
Miami Film Festival: "Ainda Estou Aqui" foi agraciado com o prêmio do público, o Audience Award.
Prêmios Goya: "Ainda Estou Aqui" ganhou o troféu de Melhor Filme Ibero-Americano.
National Board of Review: "Ainda Estou Aqui" foi selecionado como um dos 5 melhores filmes internacionais do ano.
Satellite Awards: Fernanda Torres ganhou o prêmio de Melhor Atriz em Filme de Drama.
Prêmio APCA: "Ainda Estou Aqui" ganhou dois prêmios da Associação Paulista de Críticos de Arte. Um deles foi o de Melhor Filme; O outro prêmio foi para Fernanda Torres na categoria de Melhor Atriz de Cinema.
Prêmio da Associação de Críticos de Porto Rico: "Ainda Estou Aqui" ganhou o prêmio de Melhor Longa-Metragem Internacional.
Festival de Cinema de Palm Springs: "Ainda Estou Aqui" ganhou o prêmio de Melhor Longa-Metragem Internacional dado pela Federação Internacional de Críticos de Cinema.
Globo de Ouro: Fernanda Torres ganhou o prêmio de Melhor Atriz de Filme de Drama.
New Mexico Critics Awards: "Ainda Estou Aqui" ganhou o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro;
Além disso, a produção também ficou com o segundo lugar na categoria de Melhor Roteiro Adaptado.
Festival de Cinema de Roterdã: "Ainda Estou Aqui" venceu o prêmio do público.
Philadelphia Film Festival: "Ainda Estou Aqui" ganhou o prêmio do público, o Masters Of Cinema, para Walter Salles.
Prêmio F5: No troféu concedido pelo portal da Folha de S. Paulo, "Ainda Estou Aqui" venceu o prêmio de Melhor Filme;
OFTA Film Awards; “Ainda Estou Aqui” recebeu o troféu de Melhor Filme em Língua Estrangeira na premiação.
Oscar 2025: "Ainda Estou Aqui" venceu a estatueta como Melhor Filme Internacional.
*Com Metrópoles
