Entretenimento
Consciência Lunga: Quilombo Lunga promove evento sobre saberes ancestrais em parceria com a UNEAL, em Taquarana
Projeto existe desde 2012 e tem como objetivo a valorização dos saberes e fazeres quilombolas e a profissionalização da cadeia produtiva da cultura

Ecoar os fazeres e os saberes ancestrais para o mundo e pôr a arte e a cultura popular de Alagoas no centro do protagonismo, são alguns dos objetivos da edição especial do Projeto Consciência Lunga - Troca de Saberes do Quilombo Lunga, que vai acontecer nesta quarta-feira (27), a partir das 19h, na Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) campus Arapiraca.
Nesta edição especial, o Quilombo Lunga entra em parceria com o Núcleo de Estudos Interdisciplinares Sociedade e Educação (NEISE/UNEAL), para uma troca de saberes a partir de seus fazedores e do núcleo.
Haverá um momento de oficinas sobre Gastronomia Quilombola, com Mestra Tonha, fazedora de saberes do Quilombo Lunga que vai explicar um pouco sobre o Xarope de Ervas produzido na localidade.
Além disso, também será realizada uma palestra sobre o artesanato em retalho quilombola, com Mestra Cistina, e apresentações culturais de ForróPoeira Maculelê, Samba e coco de Quilombo, com o contra-mestre Bico de Fulô e estudantes dos quilombos Mameluco e Poços do Lunga.
"Essa troca de saber é de grande importância tanto para a comunidade, quanto para os alunos, que também vêm da Uneal até a comunidade. Para mim, é uma obrigação satisfatória levar essa troca de dentro do nosso povo até a universidade", afirmou Mestra Tonha.
Alguns dos objetivos do projeto são promover intercâmbio cultural entre Quilombo e Universidade, fomentar a formação de plateia no segmento das artes e fortalecer o registro de memória através de produção de material impresso.
"No diálogo com a Comunidade do Quilombo do Lunga, a universidade se coloca não apenas como espaço de produção acadêmica, mas também como lugar de escuta, de sensibilidade, de reconhecimento, troca de conhecimentos e de movimentos interculturais. Essa caminhada conjunta fortalece a visibilidade das tradições e práticas ancestrais, ao mesmo tempo em que enriquece a formação acadêmica, construindo conexões entre ciência e cultura, entre teoria e vida", destacou Angela Maria Araújo Leite, coordenadora do NEISE.
Sobre o projeto
O projeto Consciência Lunga existe desde 2012 e tem como foco a valorização dos saberes quilombolas e a profissionalização da cadeia produtiva da cultura. Ele é dividido em eixos através de oficinas temáticas de formação cidadã: política afirmativa; arte; patrimônio; e economia criativa dentro das escolas.
@quilombolunga (Instagram)
Realização Ponto de Cultura Quilombo Lunga, Coordenação de Produção e Comunicação Keka Rabelo, Matéria Jamerson Soares
A iniciativa é realizada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, através do Ministério da Cultura, operacionalizado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa.
SERVIÇO
Projeto Consciência Lunga - Edição Troca de Saberes Quilombo Lunga e NEISE/UNEAL
- Data: 27 de agosto (quarta-feira)
- Horário: 19h
- Local: UNEAL Campus Arapiraca
- Ingressos: Entrada gratuita
