Entretenimento
Saiba quem é Felca, youtuber que denunciou Hytalo Santos e a exploração de crianças
Perfil de Felca soma mais de 4 milhões de inscritos no YouTube

O nome Felca foi um dos assuntos mais comentados da internet nos últimos dias, após o youtuber publicar um vídeo intitulado “Adultização”. Conhecido até então pelo conteúdo humorístico em seu canal no YouTube que soma mais de 4 milhões de inscritos, o influenciador surpreendeu ao abordar de forma séria a exploração da imagem de crianças nas redes sociais e fazer uma denúncia.
O vídeo, lançado na quinta-feira (7), já acumula mais de 9 milhões de visualizações em apenas um dia. Com 49 minutos de duração, o material reúne denúncias contra influenciadores acusados de abusar da exposição infantil, além de explicar como o algoritmo pode favorecer a entrega desse tipo de conteúdo para pedófilos. Felca traz ainda uma entrevista com uma psicóloga especializada nos riscos da superexposição para crianças e adolescentes.
Entre os casos citados está o do influenciador paraibano Hytalo Santos, de 28 anos, famoso por realizar uma espécie de reality com crianças e adolescentes mostrando detalhes íntimos do convívio entre eles. Uma delas é Kamylinha Santos, hoje com 17 anos, que aparece nas redes de Hytalo desde os 12 anos e é considerada uma "filha" por ele. A conta dela no Instagram, com mais de 10 milhões de seguidores, foi suspensa, e o influenciador já é investigado pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB). No vídeo, Felca classificou o conteúdo de Hytalo como um “circo macabro”.
O youtuber também relembrou o caso do canal Bel Para Meninas, que entrou na mira do Ministério Público do Rio de Janeiro em 2020 por suposto comportamento abusivo da mãe da influenciadora mirim, e citou Caroliny Dreher, menor de idade que, segundo ele, teve conteúdos íntimos vendidos pela própria mãe a uma rede de pedófilos no Telegram e em outras plataformas. “É um assunto que causa repulsa, mas ele tem que ser falado”, declarou Felca.
A repercussão chegou em Erika Hilton que se manifestasse nesta sexta-feira (8), agradecendo publicamente ao influenciador.
“Agradeço ao Felca pela apuração que realizou sobre a exploração sexual infantil nas redes sociais e por sua postura ativa e cidadã de denunciar tudo à Polícia Federal. Estou contatando a direção da PF para reforçar o perigo e o risco dos perfis denunciados e acionando a Justiça contra as próprias redes sociais", garantiu a deputada federal.
Mas quem é Felca?
Natural de Londrina (PR), Felca, nome artístico de Felipe Bressanim Pereira começou a trabalhar com a internet em 2012 como streamer de videogames. Aos poucos, migrou para vídeos de humor, ganhando destaque com "reacts" e por sua personalidade própria.
Em 2023, o youtuber “furou a bolha” ao testar a base da influenciadora Virginia Fonseca, vídeo que alcançou 19,5 milhões de visualizações.
No mesmo ano, viralizou ao criticar as chamadas “lives de NPC” no TikTok. Ele debochou das lives imitando personagens e resolveu testar a adesão delas, arrecadando mais de R$31 mil que foram doados a instituições de caridade.
Com “Adultização”, o criador de conteúdo revela uma nova faceta, denunciado seriamente uma questão social com grande impacto atualmente com a difusão das redes sociais.
Segundo dados da ONG Safernet, as denúncias de imagens de abuso e exploração sexual infantil na internet bateram recorde em nos últimos anos, registrando o maior número em 2023.
