Entretenimento

Médico avalia quadro de saúde de Faustão e revela que chances de recuperação são mínimas

Apresentador está intubado na UTI, respirando por aparelhos, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo; ele está internado desde o dia 21 de maio

Por Redação 10/08/2025 10h10 - Atualizado em 10/08/2025 11h11
Médico avalia quadro de saúde de Faustão e revela que chances de recuperação são mínimas
Faustão deu entrada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, em maio deste ano com infecção bacteriana aguda e sepse - Foto: Reprodução

O apresentador Fausto Silva, conhecido popularmente como Faustão, de 75 anos, está intubado na UTI, fazendo uso de aparelhos de ventilação mecânica, para respirar, e recebendo cuidados intensivos. Ele deu entrada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, no dia 21 de maio deste ano, com uma infecção bacteriana aguda com sepse.

Em entrevista ao podcast ielcast, o médico cardiologista Elisiário Júnior falou sobre o caso e disse que as chances de recuperação de Faustão após o transplante são mínimas, devido à gravidade do seu estado de saúde. 

Segundo ele, a situação do apresentador é extremamente delicada e exige cuidados redobrados.

“Ele deve estar com muitas bactérias resistentes, daí o tempo prolongado de internação hospitalar. Perceba que ele está internado desde o dia 21 de maio agora deste ano, então é algo realmente muito preocupante. Infelizmente, as chances do Faustão são mínimas", disse o médico.

Nos últimos dias, Faustão passou por duas cirurgias de alta complexidade em sequência. Em 6 de agosto, recebeu um transplante de fígado. No dia seguinte, 7 de agosto, foi submetido a um retransplante renal, planejado havia cerca de um ano. Ambos os órgãos vieram de um mesmo doador, um familiar do ex-apresentador da Globo, o que justifica ele não ter precisado entrar na fila para receber os órgãos.

As complicações de saúde de Fausto Silva começaram em 2023. Em agosto daquele ano, Faustão foi diagnosticado com insuficiência cardíaca e passou por um transplante de coração. Após seis meses, em 2024, o apresentador passou por um transplante de rim. Faustão apresentou episódios de rejeição e passou por sessões de hemodiálise após o transplante em fevereiro de 2024.

 Para Elisiário Júnior, quanto mais órgãos transplantados, mais grave o quadro, especialmente diante de uma infecção ativa. Ele explica que o caso configura uma falência múltipla de órgãos, o que ele classificou como “um nível 9,5” numa escala de gravidade de 0 a 10.

"A possibilidade de morte do Faustão nos próximos semanas, nos próximos dias, ela é grande. Não tem a menor dúvida. É uma possibilidade muito grande do Faustão vir a óbito. Pela gravidade, pelo conjunto da obra. Isso corroborado pelo fato dele estar em sepse. Mesmo um pouco controlada com o uso de antibióticos, é um paciente imunodeprimido. [Neste caso] nós temos que utilizar as medicações que modulam a questão da rejeição e, ao mesmo tempo, nem sempre o antibiótico consegue debelar. Então, é um paciente extremamente grave, não tenha dúvida", afirmou o cardiologista.