Entretenimento

Artista alagoano realiza exposição sobre o patrimônio histórico e cultural de Alagoas

'Contando o Patrimônio de Alagoas - passado e presente" vai acontecer entre os dias 12 e 31 de agosto, na Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos

Por Redação com assessoria 07/08/2025 15h03
Artista alagoano realiza exposição sobre o patrimônio histórico e cultural de Alagoas
Exposição será realizada na Biblioteca Estadual Graciliano Ramos, em Maceió - Foto: Ascom Secult

A Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, administrada pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), recebe de 12 a 31 de agosto a exposição “Contando o Patrimônio de Alagoas - Passado e Presente”, que traz uma imersão visual na riqueza do patrimônio histórico e cultural alagoano.

A exposição reúne 13 quadros que retratam importantes patrimônios históricos de Alagoas e 11 ilustrações do artista alagoano Israel Melo, que traduzem a força e a beleza da cultura popular alagoana.

As imagens em preto e branco e coloridas destacam monumentos emblemáticos como a Casa da Baronesa de Água Branca, o Paço Imperial de Penedo, o Teatro 7 de Setembro (Penedo), a Casa da Cultura Dr. José Maria de Melo (Viçosa), a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco e o Convento e Igreja de Santa Maria Madalena (em Marechal Deodoro), além da Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens, localizada em Coqueiro Seco.

As ilustrações são acompanhadas por poesias e textos de autores alagoanos e de outros estados, com destaque para o poema “O Solo Frutífero da Cultura e da Resistência Alagoana”, do escritor Matheus Cavalcanti, idealizador da mostra.

“Ao unir poesia e imagem, a mostra convida o público a conhecer e valorizar o nosso patrimônio, fortalecendo o senso de pertencimento e a consciência sobre a importância da preservação da memória cultural”, afirmou a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas.

A proposta da mostra é incentivar o interesse pela pesquisa, leitura e valorização do patrimônio histórico, aproximando a literatura e as artes visuais do cotidiano das novas gerações.

“É uma ação que conecta o passado e o presente por meio da arte. A Biblioteca é o espaço ideal para essa reflexão, pois acolhe todos que buscam aprender e se inspirar com a história de Alagoas”, reforçou a supervisora da Biblioteca Pública, Mira Dantas.

A entrada para a exposição é gratuita e aberta ao público no horário de funcionamento da Biblioteca, localizada no Centro de Maceió, de segunda a sexta, de 8h às 17h.