Entretenimento

Grátis: Escola Mulheres+ no Cinema oferecerá atividades formativas no setor audiovisual ao longo de 2025 em Maceió

Primeira oficina já acontece este mês, de 28 até 30 de maio, no Carambola Lab, com a roteirista Renata Mizrahi (RJ)

Por Assessoria 13/05/2025 14h02
Grátis: Escola Mulheres+ no Cinema oferecerá atividades formativas no setor audiovisual ao longo de 2025 em Maceió
A primeira oficina vai acontecer do dia 28 até 30 de maio, no Carambola Lab - Foto: Assessoria

Após o sucesso das atividades formativas da 1a Mostra Mulheres+ no Cinema, a produtora audiovisual Piracema Studio anuncia a primeira edição do projeto Escola Mulheres+ no Cinema. Trata-se de uma programação gratuita, que acontecerá em diferentes meses deste ano, com o objetivo de promover experiências de aprendizagem na área audiovisual para mulheres cis e trans, homens trans, travestis e pessoas não binárias.

A primeira oficina já está confirmada: “Do teatro para o cinema: transformando peças em roteiros audiovisuais”, com a roteirista e dramaturga Renata Mizrahi (RJ), que vai acontecer entre os dias 28 e 30 de maio, de 15:00 até 18:00, no Carambola Lab (Rua Sá e Albuquerque, 378, Jaraguá - Maceió).

As inscrições estão abertas até o dia 16 de maio - acesse aqui o link do formulário.
A prioridade destas vagas vai para pessoas não binárias, mulheres cis e trans, travestis e homens trans. Homens cis podem se inscrever também, mas vale lembrar que apenas 20% das inscrições serão destinadas para ampla concorrência.

Já a segunda edição da Mostra Mulheres+ no Cinema, uma coprodução com o Festival Carambola, acontecerá entre os dias 01 e 06 de julho, tanto no Carambola Lab, quanto no Theatro Homerinho, ambos espaços localizados no coração do bairro histórico do Jaraguá, na Rua Sá e Albuquerque. A programação completa da Mostra será divulgada nas próximas semanas.

Sobre a oficina


O diálogo entre o teatro e o cinema é antigo — desde as tragédias gregas até Shakespeare, muitas peças ganharam adaptações para as telas. Mas quais as semelhanças e as diferenças de uma obra teatral para um roteiro cinematográfico? O que muda, o que fica? O que é potente e interessante? Quais as peças que deram bons filmes e por quê?

A proposta de Renata Mizrahi neste atividade parte da análise de quatro peças contemporâneas que tiveram sua versão para roteiro longa-metragem audiovisual: “Deus da Carnificina” (de Yasmina Reza), “Incêndios” (de Wajdi Mouawad), “Beijo no Asfalto” (de Nelson Rodrigues) e “Os Sapos”, escrita pela própria Renata Mizrahi e filmada em 2021. Além do estudo de casos, haverá a prática de escrita para as duas narrativas, desenvolvendo cenas curtas pautadas na estrutura clássica (início, meio e fim).

Para encerrar a oficina, a Escola Mulheres+ no Cinema exibirá gratuitamente o longa-metragem “Os Sapos”, dirigido por Clara Linhart (2024), no dia 30 de maio, às 19h, no Theatro Homerinho (Rua Sá e Albuquerque, 450), seguida de bate-papo com Renata Mizrahi, que foi finalista do Prêmio ABRA de Melhor Roteiro Adaptado em 2025 com este trabalho. A mediação fica por conta da jornalista Cíntia Ribeiro, doutoranda e mestra em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas, que realiza pesquisas interseccionais, problematizando o modo como o racismo e a cisheteronormatividade sustentam o aparato contemporâneo da desinformação no Brasil.

A retirada de ingressos para o público em geral será feita a partir das 18:00, na bilheteria do Homerinho.

Sobre a Escola Mulheres+ no Cinema


De acordo com Luiza Leal, diretora de programação e idealizadora da Mostra e Escola Mulheres+ no Cinema, a ideia de estender a programação formativa ao longo do ano veio do engajamento notável gerado nas atividades da primeira Mostra Mulheres+ no Cinema (2023).

“Foi tão bacana que a gente decidiu criar ainda mais oportunidades de troca e capacitação de profissionais para atuarem nas produções locais e nacionais. A cada trabalhadora que formamos, chegamos mais perto do nosso objetivo de alcançar a igualdade de gênero na indústria do audiovisual”, ela comenta.

Para acompanhar todas as novidades da Escola e da Mostra Mulheres+ no Cinema, acesse @mulheresmaisnocinema no Instagram.

A Escola Mulheres+ no Cinema é uma realização da Piracema Studio, com recurso da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, operacionalizado pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas.