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Pearl Jam, David Byrne e The National sobem o nível no Lollapalooza

Por Notícias ao Minuto 25/03/2018 10h10
Pearl Jam, David Byrne e The National sobem o nível no Lollapalooza

Se o primeiro dia de Lollapalooza foi marcado por uma sonoridade adolescente, neste sábado (24) o rock adulto, mais elaborado e com maiores pretensões artísticas, foi o destaque do festival, graças aos shows de David Byrne, The National e Pearl Jam.

 A banda de Seattle liderada por Eddie Vedder mostrou que ainda consegue ser relevante no cenário roqueiro atual, com um pé na velha escola, de guitarras raivosas e letras contundentes, e outro pé na fúria adolescente, como se fosse um fruto da urgência deste milênio. Tudo regido pelo carisma e a voz rouca de Vedder, que fez a plateia urrar a cada close no telão.

A banda abriu com "Wash" e logo começou a desfilar músicas antigas. Depois de pedir às pessoas na plateia, em português, que acenassem porque suas famílias estavam vendo todos pela TV, Vedder elogiou a campanha nos EUA pelo desarmamento e dedicou a seguinte canção à causa: "Can't Deny Me". Em seguida, o primeiro pandemônio da noite, "Even Flow".

Ainda rolou um "parabéns para você" dedicado a Perry Farrell, criador do Lollapalooza, seguido por "Mountain Song", do Jane's Addiction, uma das bandas de Farrell.

O Pearl Jam atinge 28 anos de estrada mantendo intacta uma aura de integridade. É a banda que não faz concessões comerciais nem apela a pirotecnias, que ganharia facilmente qualquer plateia.

Já David Byrne, a cabeça à frente de uma das bandas mais influentes dos anos 1980, os Talking Heads, fez uma apresentação teatral, toda coreografada e visualmente elegante.

Acompanhado por 11 músicos, que se alternaram em inúmeros instrumentos (inclusive cuíca e berimbau) e ainda dançaram, o escocês radicado nos EUA mostrou um repertório de 13 canções, sendo sete de sua ex-banda e quatro de seu disco solo mais recente, "American Utopia".

Sua mistura de rock, ritmos africanos e brasileiros, funk e dance music fez a plateia suingar em canções como "I Zimbra", "Toe Jam" e "Burning Down the House".

Logo depois de Byrne se despedir, o quinteto americano The National subiu ao palco principal com seu rock denso, cheio de sintetizadores e de guitarras distorcidas.

O repertório privilegiou as canções do último disco, "Sleep Well Beast" (2017). Boa parte delas já conhecida e cantada pelo público, como as duas que iniciaram a apresentação -"Nobody Else Will Be There" e "The System Only Dreams in Total Darkness".

PARA TEENS

A grande exceção ao rock maduro que deu o tom do segundo dia de Lollapalooza foi o Imagine Dragons. O quarteto americano, que faz um eletropop com pitadas de rock, arrastou uma multidão adolescente.O show privilegiou as músicas do disco mais recente, o dançante "Evolve" (2017), e incluiu sucessos mais antigos, como "Radioactive". Após cantar "Believe", o vocalista Dan Reynolds fez um discurso contra as armas.

"Eu venho com um coração partido e um país partido, estou cansado com o que está acontecendo nos EUA, estou cansado de perder nossas crianças para as armas, cansado do que acontece nas nossas escolas", disse.

Antes de apresentar "It's Time", o cantor voltou a discursar, dessa vez a favor da diversidade. "Por hoje, que a gente se ame e espalhe paz, sem ligar para política, religião e dinheiro. Hoje a gente respira o mesmo ar e celebra a diversidade."

Acompanhado do coro de um mar de gente que uniu os espaços dos palcos Onix e Axe, ele pegou da plateia uma bandeira LGBT, desceu do palco e se dirigiu ao público, cumprimentando os fãs.

Durante a tarde, o público do Lolla -bem mais numeroso do que o de sexta- viu ainda o cantor e baterista americano Anderson .Paak esbanjar alto-astral em sua primeira passagem pelo Brasil.

O americano sensualizou com o microfone, mandou beijos ao público e ficou na bateria boa parte do show.

Antes dele, o quarteto islandês Kaleo misturou rock, country e blues em roupagem moderna. Com camisa regata cavada, JJ Julius Son, líder da banda, de voz potente e versátil, fez o público agitar bandeiras da Islândia e cantar as principais canções do grupo, com destaque para "Way Down We Go" e "Hot Blood".