Entretenimento

Leitura declamada: Recitais Literários com o Instituto Lumeeiro

Por Assessoria 26/05/2015 12h12
Leitura declamada: Recitais Literários com o Instituto Lumeeiro

Poesias cantadas, homenagem ao xote e poemas para o público infantil; tudo isso na edição de junho dos Recitais Literários que levará um casamento entre a literatura e a música em prol da leitura declamada. As apresentações serão comandadas pelo Instituto Lumeeiro que fará três saraus diferentes, um em cada dia (06, 13 e 20/06), das 17h às 18h, no Teatro Jofre Soares, Sesc Centro.

O foco principal do projeto é o conteúdo textual. Serão 10 sessões de poesias, fragmentos de contos, performances literomusicais e diversas outras atividades. Os recitais são apresentados através de saraus literários criados especialmente para o projeto, ou reformulações de propostas já criadas em 2014, por artista e grupos locais.

Sobre o Instituto Lumeeiro

É uma organização não governamental, que tem entre seus principais objetivos difundir e socializar a poesia - estabelecendo uma convivência entre a arte literária e o cotidiano da população em geral. No atual cenário da cultura alagoana, com mais de cinco anos de existência, o Instituto tem solidificado sua participação e importância.

Em todos os projetos desenvolvidos é priorizado um trabalho de curadoria que preza pela excelência e traz autores já consagrados ao lado de novos poetas que despontam nos cenários literários local, nacional e internacional.

Confira programação completa:

06/06 - Recital "Sarauzinho Poético"
Neste formato o público infantil é contemplado, quem toma conta do palco é a voz de Larissa Cabús e a sanfona de Jâneo Amorim. São selecionados poemas que abrangem diversas temáticas, trazendo poetas como Cecília Meireles e Carlos Drummond de Andrade. As músicas, de compositores renomados, trazem nomes como Vinícius de Moraes, Heitor Villa-Lobos e Chico Buarque. A partir do estabelecimento de um diálogo entre música e poesia, a criança tem a possibilidade de conhecer um universo voltado a ela e muitas vezes não difundido em seu meio habitual.

13/06 - Recital "Xoteando Chico Doido"
Neste recital, é trazida a poesia de Chico Doido de Caicó em meio a clássicos do xote. Ricardo Cabús recita a poesia de vocabulário peculiar e entonação inconfundível enquanto Jâneo Amorim toca, na sanfona, xotes de diversos autores nordestinos.

20/06 - Recital "Jorge e Hekel"
Os homenageados neste recital são dois alagoanos que fizeram história na música e literatura contemporâneas: Hekel Tavares e Jorge de Lima. Ricardo Cabús empresta sua voz marcante às poesias, enquanto Selma Brito e um músico convidado dão vida às partituras com o piano e o violoncelo.

Ficha Técnica:
Ricardo Cabús (declamador)
Larissa Cabús (declamadora)
Selma Brito (musicista)
Jâneo Amorim (músico)

Serviço:
"Recitais Literários"
Local: Teatro Jofre Soares - Sesc Centro
Entrada Franca

Data: 06/06/2015
Classificação: Livre
Horário: das 17h às 18h

Data: 13/06/2015
Classificação: 14 anos
Horário: das 17h às 18h

Data: 20/06/2015
Classificação: Livre
Horário: das 17h às 18h

Informações: Guilherme Ramos, Analista em Literatura do Sesc/AL (3326-3133) e Cristina Patriota, Produção (8135-5920)