Geral
Maceió recebe workshop de Ikebana, uma das artes japonesas mais antigas
Ação será ministrada pelas professoras Filomena Kotaka e Célia Almeida, especialistas na arte japonesa dos arranjos florais
Maceió vai receber, na próxima sexta-feira (7), o workshop de Ikebana, da Escola Sogetsu. O curso será realizado no Studio Mineirinho de Artes, localizado no estacionamento da Igreja São Pedro, no bairro Ponta Verde.
A ação será ministrada pelas professoras Filomena Kotaka e Célia Almeida, que são reconhecidas por serem especialistas na arte japonesa dos arranjos florais.
A Ikebana é mais do que uma técnica decorativa, é uma filosofia que busca harmonia entre a natureza e o ser humano, valorizando a simplicidade, o equilíbrio e o simbolismo das formas.
O nome "Ikebana" significa "flores vivas" ou "dar vida às flores".
Curso
Durante o curso, os participantes aprenderão noções básicas das técnicas Moribana, Nageire e de composições livres, sob orientação das professoras formadas pela Escola Sogetsu de Brasília, instituição filiada à tradicional Escola Sogetsu do Japão, fundada em 1927 por Sofu Teshigahara.
As atividades do workshop ocorrerão nos turnos da manhã, no horário das 8h30 até às 11h30, e no período da tarde, das 13h30 às 16h30.
A Ikebana, também conhecida como kadō (“o caminho das flores”), surgiu há mais de 13 séculos no Japão e evoluiu de uma prática ligada ao budismo para uma forma de arte contemplativa e criativa. Na Escola Sogetsu, a ênfase é na liberdade e na expressão individual, “Ikebana pode ser feita por qualquer pessoa, em qualquer lugar e com qualquer material”, afirmava o mestre Hiroshi Teshigahara, terceiro sucessor da escola.


