Eleições 2026
”Sua marca é a vaidade extrema”, afirma Renan Filho ao confrontar JHC
Durante debate com João Henrique Caldas, emedebista destacou ausência de propostas, foco em ataques pessoais e postura de redes sociais do adversário
O candidato ao governo de Alagoas, Renan Filho (MDB), participou, na noite desta quinta-feira (10), do debate promovido pela TV Gazeta, onde confrontou diretamente a postura de seu adversário, João Henrique Caldas, o JHC (PSDB). Ao longo dos blocos, o emedebista criticou o foco excessivo do concorrente em imagem e marketing digital, apontando falta de consistência programática e evasivas em temas centrais para o estado, como a segurança pública.
JHC evitou apresentar planos de governo e direcionou questionamentos a aspectos da aparência do adversário. Na tréplica, Renan Filho rebateu as insinuações e atacou a fixação estética do opositor:
“A sua marca é a vaidade extrema. É o gel no cabelo e o bíceps por IA. Você, JHC, pode até ser mais bonitinho do que eu, pode ter o cabelo mais lisinho do que eu, mas você não é mais direito do que eu. Você não é mais sério do que eu. Você não é mais trabalhador do que eu.”
Ao avaliar a atuação política de JHC fora das telas, Renan caracterizou a construção pública do adversário como artificial, acusando-o de priorizar narrativas para a internet em detrimento de entregas concretas à população. “Você é um produto falso. Você é um avatar. Não tem trabalho real, só existe na rede social. Uma mentira preconceituosa que ataca as outras pessoas pelas suas características pessoais.”
A falta de respostas concretas foi outro ponto explorado pelo candidato do MDB. Após questionar JHC sobre planos para combater a criminalidade e ver o ex-prefeito desviar o assunto para a área da saúde, Renan cobrou firmeza e comparou a experiência prática de gestão à presença em plataformas digitais.
“Eu te perguntei de segurança, você não tem proposta, aí você falou de saúde. E as pessoas que estão em casa estão acompanhando isso. (...) Quando eu fui governador, eu enfrentei a bandidagem. Bandidagem não se enfrenta com dancinha de TikTok. O bandido respeita o governador que tem firmeza”, finalizou Renan Filho.
