Eleições 2026

Vídeo: Analfabetismo entra na campanha de Renan Filho e JHC

Questionado sobre o índice estadual de 14,2%, o candidato explicou o peso das gerações mais velhas no resultado

Por Blog Edivaldo Junior 09/09/2026 06h06
Vídeo: Analfabetismo entra na campanha de Renan Filho e JHC
Edivaldo Junior - Foto: Reprodução

O analfabetismo entrou na campanha pelo Governo de Alagoas durante a sabatina de Renan Filho na TV Pajuçara, nesta terça-feira (08/09). Questionado sobre o índice estadual de 14,2%, o candidato explicou o peso das gerações mais velhas no resultado, mas ficou devendo uma meta objetiva de redução.

A campanha de JHC aproveitou a resposta e publicou um corte que liga a pergunta diretamente à fala de Renan Filho sobre WhatsApp, inteligência artificial e namoro. A edição retirou a explicação sobre o caráter geracional do problema e os avanços apresentados pelo candidato.

Os números do IBGE ajudam a colocar o debate no lugar certo. Entre 2010 e 2022, o analfabetismo caiu de 24,3% para 17,66% em Alagoas, uma redução proporcional de 27,3%. Foi o maior avanço entre os estados, mas Alagoas permaneceu com a pior taxa do país.

Em Maceió, a redução foi de 11,4% para 8,42% no mesmo período, ou 26,1%. A capital apresenta o melhor resultado entre os 102 municípios alagoanos, mas continua na última posição quando comparada às demais capitais brasileiras.

Em 2024, as taxas recuaram para 14,2% em Alagoas e 6,4% em Maceió. Houve melhora nos dois territórios. A dívida, porém, continua.

No comentário de hoje, analiso os números e as responsabilidades de Renan Filho e JHC. Um precisa dizer qual meta pretende cumprir. O outro terá de explicar por que Maceió, apesar do avanço, ainda tem o pior índice entre as capitais.

O analfabetismo não começou com nenhum dos dois. Mas milhares de alagoanos foram deixados para trás e continuam esperando uma resposta do poder público.

VEJA VÍDEO:

https://www.gazetaweb.com/blog...